SETEMBRO AMARELO “MÊS DE PREVENÇÃO AO SUICÍDIO” A campanha Setembro Amarelo salva vidas!

Teste de Espaço de Anúncio
arquivo pessoal


Desde 2014, a Associação Brasileira de Psiquiatria – ABP, em parceria com inúmeras instituições de saúde, organiza nacionalmente o Setembro Amarelo. O dia 10 deste mês é, oficialmente, o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, mas a campanha acontece durante todo o ano.
São registrados cerca de 12 mil suicídios todos os anos no Brasil e mais de 01 milhão no mundo. Trata-se de uma triste realidade, que registra cada vez mais casos, principalmente entre os jovens. Cerca de 96,8% dos casos de suicídio estavam relacionados a transtornos mentais. Em primeiro lugar está a depressão, seguida do transtorno bipolar e abuso de substâncias.

Com o objetivo de prevenir e reduzir estes números a campanha Setembro Amarelo cresceu e hoje conquistou o Brasil inteiro.

Desta forma Nova Guarita aproveitou a oportunidade e foi com a equipe técnica das Secretarias Municipais de Saúde, Assistência Social e Educação nas escolas levar informações a comunidade escolar, já que as estatísticas revelam um grande aumento na população de 15 a 29 anos de suicídios no Brasil e no mundo.

Como resultado de muito esforço, desde 2017, garantimos espaços inéditos na escola e firmamos muitas parcerias. Conseguimos também sensibilizar inúmeras pessoas com as palestras e informações passadas a essa clientela. Centenas de pessoas participaram durantes esses anos das ações para a conscientização sobre este importante tema.

Assim sendo no dia 10 de setembro estivemos na Escola Estadual 13 de Maio no período matutino, vespertino e noturno, já no dia 11 fomos conversar com os adolescentes da Escola Municipal Santa Isabel no período da manhã e no período da tarde estivemos na escola Planalto. Ao todo foram sensibilizados 246 adolescentes entre as escolas Estadual e Municipais. Foi uma ação de grande valia, pois tivemos a oportunidade de não só conversamos e sim escutarmos suas angustias, necessidades, aflições e desesperos. Pudemos ver de perto a complexidade atual da nossa comunidade escolar e assim traçarmos um planejamento anual para ajudarmos todos os adolescentes que necessitam de cuidados.

Vale ressaltar que nossas ações não ficaram somente com os adolescentes, nossas crianças necessitam também que seus direitos sejam garantidos, desta forma, a Secretaria de Saúde buscou inovar, trouxe um grupo de teatro para alertar sobre o tema de forma lúdica e com muita musica, para que as crianças da educação infantil pudesse se inteirar do assunto de forma mais leve, porém, extremamente numa linguagem que nossos pequenos entendam.

Até o momento atingimos de forma direta 90% das crianças matriculadas nas escolas, tanto Estadual quanto Municipal, de forma serena e inovadora, para que nossos adolescentes e crianças se sentissem confortável sobre o assunto, por que, falar sobre suicídio não é incentivar e sim prevenir. Partindo desse principio, hoje temos a certeza que trabalhamos para aprimorar ações que tenham resultados e que nossa comunidade esteja amparada em saúde mental. É um direito dos usuários e nosso dever em propor uma assistência de qualidade.



















 fotos: secretaria de saúde.























Nenhum comentário:

Todos os recados postados neste mural são de inteira responsabilidade do autor, os recados que não estiverem de acordo com as normas de éticas serão vetado por conter expressões ofensivas e/ou impróprias, denúncias sem provas e/ou de cunho pessoal ou por atingir a imagem de terceiros.

Tecnologia do Blogger.