Ex-prefeito de Nova Guarita é condenado por obras em propriedade de ex-secretário

Teste de Espaço de Anúncio


A juíza Janaína Rebucci Dezanetti condenou o ex-prefeito de Nova Guarita, Antônio José Zanatta, por atos de improbidade administrativa. A magistrada reconheceu as acusações do Ministério Público Estadual (MPE) de que Zanatta autorizou a construção de tanques para peixes na propriedade do ex-secretário municipal de Obras, Luiz Alfredo Klauck, que também acabou condenado na ação.

O MPE passou a investigar o uso de máquinas públicas na propriedade do então secretário e, conforme a denúncia, o gestor “confessou que precisava adquirir terra para realizar um aterro na área que seria construída a creche municipal, sendo que propôs ao requerido Antonio José Zanatta que cederia de sua propriedade particular a quantidade necessária e, em contrapartida seriam construídos tanques para criação de peixes”.

De acordo com a Promotoria, as escavações foram feitas em abril de 2010, sendo realizadas mais de 500 viagens com caminhão-caçamba, e “mediante a utilização de um trator pá carregadeira e dois caminhões caçambas de propriedade da municipalidade, além de ter utilizado um maquinário pertencente ao Estado de Mato Grosso que esteve prestando serviços aos produtores rurais desta urbe”. Narra a denúncia ainda que foram retirados cerca de 5 mil metros cúbicos de areia, sendo que, “em contrapartida, no momento da retirada já iam construído os tanques”.

Para Janaína, “os atos dos requeridos causaram lesão ao erário, uma vez que a utilização do maquinário da prefeitura municipal acarretou em dispêndio de verba pública para custear o combustível e mão de obra empregados na retirada de terra na propriedade particular. Da mesma forma, vê-se o favorecimento pessoal do requerido Luiz, eis que barganhou com o ex-prefeito municipal, ora réu, a retirada de terras de sua propriedade particular para a terraplanagem do terreno da creche municipal e, em contrapartida, no momento da retirada da terra, seriam feitos tanques, que serviriam para criação de peixes”.

Zanatta e Klauck terão pagar multas no valor de duas vezes a remuneração que recebiam enquanto ocupavam cargos públicos. Os ex-gestores ainda tiveram os direitos políticos suspensos por três anos e estarão proibidos de contratar ou receber benefícios fiscais do poder público, por três anos. Eles ainda podem recorrer da sentença. Antônio foi prefeito de Nova Guarita entre 2005 e 2012.

Só Notícias/Herbert de Souza

Nenhum comentário:

Todos os recados postados neste mural são de inteira responsabilidade do autor, os recados que não estiverem de acordo com as normas de éticas serão vetado por conter expressões ofensivas e/ou impróprias, denúncias sem provas e/ou de cunho pessoal ou por atingir a imagem de terceiros.

Tecnologia do Blogger.