“DIA INTERNACIONAL DA MULHER” POR QUE TODAS NÓS SOMOS MULHER MARAVILHA

Teste de Espaço de Anúncio

Nesta última sexta feira dia 08 de março de 2019, às 19h30min na Câmara Municipal de Nova Guarita a Secretaria de Saúde juntamente com a Secretaria de Assistência Social, realizou um grande evento em prol de todas as mulheres guaritenses, “Dia Internacional da Mulher”, este evento contou com a participação de 179 mulheres e trouxe como tema principal “Todos juntos contra a Violência a Mulher” tinha como objetivo trazer informações e orientações a todas as mulheres guaritense além de comemorar um dia oferecido a nós, que tanto somos merecedoras dessa homenagem.  
Foi um dia de muita emoção e com muito reconhecimento na mídia e redes sociais, e desde já agradecemos todas as manifestações de carinho, respeito em especial PM de Nova Guarita que reconhece nosso valor e a escola 13 de Maio em educar nossos pequenos cidadãos a valorização das mulheres.
Nessa noite tivemos algumas apresentações, 02 (duas) palestrantes do mais alto gabarito a Drº Mônica Weiss Assistente Ministerial da Promotoria da Justiça que abordou o tema: VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER E FEMINICÍDIO.
Fez presente também nesta noite a Drª Ismaili Donassan, advogada militante da região norte mato-grossense, professora universitária da FACIDER, pós-graduada em direito eleitoral e improbidade administrativa, pós-graduada em processo civil, pós-graduada em direito penal e processo penal, idealizadora do projeto “Não bata, ame” desenvolvido em Colíder e região, onde prestam de forma gratuita informações jurídicas sobre como buscar seu direito em caso de violência doméstica.
            Mas para que todos entendem o motivo do Dia Internacional da Mulher, temos um breve resumo histórico da luta das mulheres para que esse dia se tornasse possível; o dia 8 de março é o resultado de uma série de fatos, lutas e reivindicações das mulheres (principalmente nos EUA e Europa) por melhores condições de trabalho e direitos sociais e políticos, que tiveram início na segunda metade do século XIX e se estenderam até as primeiras décadas do XX.

No dia 8 de março de 1857, trabalhadores de uma indústria têxtil de Nova Iorque fizerem greve por melhores condições de trabalho e igualdades de direitos trabalhistas para as mulheres. O movimento foi reprimido com violência pela polícia. Em 8 de março de 1908, trabalhadoras do comércio de agulhas de Nova Iorque, fizeram uma manifestação para lembrar o movimento de 1857 e exigir o voto feminino e fim do trabalho infantil. Este movimento também foi reprimido pela polícia.

No dia 25 de março de 1911, cerca de 145 trabalhadores (maioria mulheres) morreram queimados num incêndio numa fábrica de tecidos em Nova Iorque. As mortes ocorreram em função das precárias condições de segurança no local. Como reação, o fato trágico provocou várias mudanças nas leis trabalhistas e de segurança de trabalho, gerando melhores condições para os trabalhadores norte-americanos.
Porém, somente no ano de 1910, durante uma conferência na Dinamarca, ficou decidido que o 08 de março passaria a ser o "Dia Internacional da Mulher", em homenagem ao movimento pelos direitos das mulheres e como forma de obter apoio internacional para luta em favor do direito de voto para as mulheres (sufrágio universal). Mas somente no ano de 1975, durante o Ano Internacional da Mulher, que a ONU (Organização das Nações Unidas) passou há celebrar o Dia Internacional da Mulher em 08 de março.
Enfim foi uma noite maravilhosa, onde além das palestrantes tivemos inúmeras apresentações do Grupo de Fortalecimento de Vinculo do CRAS, crianças demostrando o seu talento e homenageando todas as mulheres presente, foi o máximo e um sucesso. Tivemos a oportunidade não só de receber elogios, homenagem, mas o principal, receber conhecimento, para que as brigas, lutas, guerras diárias de conquistas e adversidades sejam combatidas com orientação, sensibilização e acolhimento.
                Ao final foi servido um belo coffee break e todas saíram desse evento com uma bela lembrança. Agradecemos a presença de todos, foi uma noite extremamente agradável, este dia foi pensado pra nós. Que as belas homenagens, que o mundo inteiro manifestou neste dia nos faz lembrar o quanto somos importantes. Parabéns! Esperamos ter feito do seu dia, um dia merecedora para você, tão bonita, por dentro e por fora. Que possamos sempre nos sentir orgulhosas em todas as manhãs e todas as noites por que do seu jeito conquistamos muito, a toda hora. Somos guerreira, lutadora, enfim grandes vencedoras com todas inúmeras virtudes e com inúmeros seus defeitos. Isso faz ser completa. Isso faz ser mulher.

Assessoria/ NG Noticias











Nenhum comentário:

Todos os recados postados neste mural são de inteira responsabilidade do autor, os recados que não estiverem de acordo com as normas de éticas serão vetado por conter expressões ofensivas e/ou impróprias, denúncias sem provas e/ou de cunho pessoal ou por atingir a imagem de terceiros.

Tecnologia do Blogger.