Queima de fogos em Cuiabá vai durar 15 minutos e será silenciosa em respeito aos animais

Teste de Espaço de Anúncio
Explosões podem causar traumas irreversíveis, especialmente em cães e gatos. — Foto: Prefeitura de Cuiabá

                                                            Foto: Prefeitura de Cuiabá


A queima de fogos no Réveillon de Cuiabá nesta segunda-feira (31), na Orla do Porto, vai acontecer com redução do barulho, conforme prevê o Decreto nº 7.015, que segue uma tendência mundial de respeito aos animais.
Com novos materiais disponíveis no mercado, a queima de fogos vai durar 15 minutos, com 50% de ruídos a menos.
Assinado pelo prefeito Emanuel Pinheiro na última semana, o decreto foi publicado no Diário Oficial de sexta-feira (28) e atende uma demanda crescente de pedidos de tutores de organizações de defesa dos animais.
Isso porque as explosões podem causar traumas irreversíveis, especialmente em cães e gatos,provocando fugas, mortes, automutilação, distúrbios digestivos e cardíacos. Nos últimos anos, relatos do tipo se multiplicaram, especialmente pelas redes sociais.
Os problemas provocados pelo som das explosões também afeta bebês, pessoas autistas, idosos e enfermos.
A prefeitura diz que o espetáculo é visual e pode ser obtido com o uso de artefatos pirotécnicos sem estampido, também conhecidos como fogos de vista. A norma estende-se a todas áreas públicas do município, em recintos fechados e ambientes abertos. A fiscalização do cumprimento do decreto ficará a cargo da Secretaria Municipal de Ordem Pública (SORP). A poluição sonora acima de 65 decibéis está proibida.
O prefeito destaca a necessidade de resguardar o sossego, tranquilidade, segurança coletiva e individual da população, além de proteger o meio ambiente.


Nenhum comentário:

Todos os recados postados neste mural são de inteira responsabilidade do autor, os recados que não estiverem de acordo com as normas de éticas serão vetado por conter expressões ofensivas e/ou impróprias, denúncias sem provas e/ou de cunho pessoal ou por atingir a imagem de terceiros.

Tecnologia do Blogger.