Mutirão de cirurgias oftalmológicas do governo de MT é investigado por suposto erro médico e fraude

Teste de Espaço de Anúncio
Mutirão de cirurgias oftalmológicas do governo de MT é investigado por suposto erro médico e fraude — Foto: TV Globo
Mutirão de cirurgias oftalmológicas do governo de MT é investigado por suposto erro médico e fraude — Foto: TV Globo

O contrato chega a R$ 48 milhões. Empresa e governo de MT negam superfaturamento ou erro médico.



Um mutirão de cirurgias oftalmológicas, realizado pelo governo de Mato Grosso, é investigado pelo Ministério Público Estadual (MPE) de Mato Grosso por suposto erro médico e fraude.

Para fazer os atendimentos, o governo de Mato Grosso contratou por licitação uma empresa de Ribeirão Preto, interior de São Paulo. Os mutirões começaram e logo chegaram denúncias ao Ministério Público: ela estaria inflando, aumentando, o número de cirurgias e consultas realizadas para receber mais dinheiro do estado.

O contrato chega a R$ 48 milhões.
Há relatos de moradores que perderam a visão ou que tiveram a situação agravada e enxergam menos do que antes de passarem por cirurgia. É o caso do consultor Miguel de Oliveira. Ele afirma que ficou cego do olho direito.

Já a aposentada Berenice Francisca da Silva afirma que enxerga apenas vultos.

“Não havia um controle por parte do estado, ou seja, quantos procedimentos cirúrgicos estavam sendo realizados. Não havia sequer fiscalização no sentido de controlar a qualidade dos serviços que eram prestados”, disse o promotor Mauro Zaque de Jesus.

No mutirão do governo, as consultas e cirurgias de graça foram realizadas em 14 cidades entre junho de 2016 e junho de 2018.

Além da suspeita de pagamento em dobro, a promotoria investiga se houve erro médico. Um dos operados, por exemplo, saiu da cirurgia com um comprovante que dizia que ele recebeu a lente artificial usada na cirurgia de catarata. Mas a visão só piorou. Depois, ele procurou um médico particular, que concluiu: 'não há nenhuma lente' no olho direito.

Por Maurício Ferraz, TV Globo

Nenhum comentário:

Todos os recados postados neste mural são de inteira responsabilidade do autor, os recados que não estiverem de acordo com as normas de éticas serão vetado por conter expressões ofensivas e/ou impróprias, denúncias sem provas e/ou de cunho pessoal ou por atingir a imagem de terceiros.

Tecnologia do Blogger.