Notícias Gerais

ATENÇAO Nova Guarita: Cuiabá com alto risco de infestação

Notícias Relacionadas

Local infestado com larvas do mosquito Aedes aegypti: problema em 36 municípios de Mato Grosso

A Secretaria de Estado de Saúde divulgou, ontem, o estudo que identifica os criadouros do mosquito Aedes aegypti e a situação de infestação nos municípios. O Levantamento de Índice Rápido (LIRAa), realizado na primeira quinzena de junho, mostra que dos 141 municípios mato-grossenses, Cuiabá e Várzea Grande estão em situação de risco e 34 cidades estão em situação de alerta.

Por meio da assessoria de imprensa, a Ses/MT informou que este foi o primeiro dos quatro levantamentos entomológicos previstos para 2018 diante da necessidade de monitoramento da infestação por Aedes aegypti. Conforme a classificação de risco descrita no manual de diretrizes nacionais para a prevenção e controle da dengue, os 141 municípios do estado estão classificados, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), da seguinte maneira: 105 (75% do total) apresentaram índices considerados satisfatórios; 34 (23%) estão em alerta; e dois, estão em risco, Cuiabá com IIP (Índice de Infestação predial) de 5,3%, e Várzea Grande com IIP de 4%.

Segundo metodologia do Ministério da Saúde, para fazer o LIRAa o município é dividido em grupos de 9 mil a 12 mil imóveis com características semelhantes. Em cada grupo, também chamado estrato, são pesquisados 450 imóveis. Os estratos com índices de infestação predial inferiores a 1% estão em condições satisfatórias; de 1% a 3,9% estão em situação de alerta; e superior a 4% há risco de surto de dengue. Os dados, enviados pelos municípios, são repassados pela SES ao Ministério da Saúde.

Embora 75% dos municípios apresentaram índices abaixo de 1%, 25% dos municípios estão em situação de alerta ou apresentam risco para epidemias de dengue, zika e febre chikungunya. “O cenário entomológico requer atenção redobrada, uma vez que estamos em período de seca e nem entramos ainda na estação chuvosa”, observa a coordenadora de Vigilância em Saúde Ambiental, Ludmila Sophia de Souza, por meio da assessoria de imprensa.

O LIRAa permite a execução de ações de controle para as áreas mais críticas. Conforme a coordenadora, esses resultados servem de alerta para que os gestores e também a população intensifiquem o cuidado, adotando medidas de prevenção e controle do Aedes para que a situação de infestação vetorial não se agrave ainda mais com a chegada do período chuvoso.

“Destacamos que os principais criadouros são reservatórios de água ao nível do solo e lixo doméstico, tais como latas e entulhos. Este alerta também se aplica aos municípios, cujos índices foram considerados satisfatórios. É importante lembrar que os municípios que apresentaram índice igual à zero (o), estejam atentos, em manter esta situação por meio de medidas educativas junto aos munícipes”, recomenda Ludmila de Souza.

Os 34 municípios que estão em situação de alerta são os seguintes: Nova Nazaré (3,5%), Porto Esperidião (3,4%), Figueirópolis D´Oeste (3%), Juara (2,7%), Barão de Melgaço (2,6%), Rosário Oeste (2,5%), Vale de São Domingos (2,4%), Barra do Bugres (2,2%), Chapada dos Guimarães (2,2%), Paranaíta (2,2%), Alto Paraguai (2,1%), Araputanga (2,1%), Porto Estrela (2,1%), Indiavaí (1,9%), Tapurah (1,9%), Ribeirãozinho (1.8%) e Bom Jesus do Araguaia (1,7%).

Os demais são Vila Rica (1,7%), Acorizal (1,5%), Guiratinga (1,4%), Jauru (1,4%), Pedra Preta (1,4%), Campos de Júlio (1,3%), Comodoro (1,3%), Ipiranga do Norte (1,3%), Nova Brasilândia (1,3%), Nova Guarita (1,3%), Cáceres (1,2%), Santa Cruz do Xingu (1,2%), Santo Afonso (1,2%), São José dos Quatro Marcos (1,2%), Nossa Senhora do Livramento (1,1%), Poxoréo (1,1%) e Rondolândia (1,1%).
Diario de Cuaba 


Nenhum comentário:

Todos os recados postados neste mural são de inteira responsabilidade do autor, os recados que não estiverem de acordo com as normas de éticas serão vetado por conter expressões ofensivas e/ou impróprias, denúncias sem provas e/ou de cunho pessoal ou por atingir a imagem de terceiros.

NG Noticias

NG Noticias
Primeiro e maior portal de notícias de Nova Guarita - MT

Vidronova vidros e decorações

Vidronova vidros e decorações
Nova Guarita fone: 98467 3121:

salão Studio mulher

salão Studio mulher
Studio mulher salão de beleza sempre cuidando da sua beleza Cortes feminino e masculino, química progressiva definitiva colagem hidratação e cauterização manicure e pé de Curi. E para você gestante ou crianças trabalhamos com a escova orgânica. Venha nos fazer uma visita E também com representação o boticário natura Avon e importados. O salão Studio mulher fica localizado NA Avenida dos migrante cento nº 911 Nova Guarita-MT

Primeiro e maior portal de notícias de Nova Guarita - MT

Primeiro e maior portal de notícias de Nova Guarita - MT

NOVATORRE CONSTRUÇÕES. Nova Guarita MT

NOVATORRE CONSTRUÇÕES. Nova Guarita MT
Entre em contato conosco e faça o seu orçamento, nosso lema é alicerçar sonhos e construir realidade. Não deixe pra depois, ligue agora mesmo (66)9624-0718 ou 8425-0106, nós temos os melhores produtos e serviços que você precisa para a sua obra

Jaykison S. Oliveira

Jaykison S. Oliveira
Agora você pode contar Jaykison S. Oliveira Contabilidade & informática: Travessa dos Parecis, 85, Setor Norte, Centro, Colider/MT Tel.: (66) 3541-468. Cel..: (66) 9614-9776 “Embora ninguém possa voltar atrás e fazer um novo começo, qualquer um pode começar agora e fazer um novo fim.”Chico Xavier

SILKA ATESANATO DE CONCRETO

SILKA ATESANATO DE CONCRETO
Em Nova Guarita, a empresa SILKA ARTEFATOS de CONCRETO, trabalha na Fabricação de produtos de concreto; na SILKA você encontra Ofertas incríveis de Vaso para flores, Tanque De Lavar Roupa. Cochos de confinamentos para gado, comedouros e bebedouros para animais, postes padrão de energia e redes de rebaixamento, tubos de metro, de 60, 40 cm, palanques, e postinhos de cimento para cerca, calçada sextavada de várias formas e tamanhos, também prestação serviços com munck... Venha para a Silka, garantimos os melhores preços da região nos faça uma visita e traga o seu orçamento; O endereço fica na Rua das Orquídeas em Nova Guarita MT. FONE: 66 8433-8278- 9691-9728.

CONTAL CONTABILIDADE

CONTAL CONTABILIDADE
Escrita Contábil, Fiscal e Trabalhista de empresas. Escrita Fiscal para Produtor Rural. Contratos e Declarações Fiscais. Contabilidade em Geral. Fone (66) 3574 1204/ 8412 3230
Century
Century
Copyright © NG - Notícias de Nova Guarita
Nova Guarita - Mato Grosso - Brasil

Qualquer material nao pode ser publicado, transmitido, reescrito ou distribuido sem autorização

Tenha um site!