UHE Colíder deve começar a gerar energia a partir do próximo mês


Com as obras civis concluídas, avançaram em ritmo intenso os trabalhos de montagem das unidades geradoras de energia na casa de força da Usina Colíder (UHE). Mais de 400 pessoas trabalharam nessa atividade desde fevereiro.
A Usina Colíder terá três conjuntos de turbinas e geradores que devem somar 300 megawatts de potência instalada, o suficiente para atender às necessidades de consumo de energia elétrica de aproximadamente 850 mil pessoas.
A previsão é que a Usina Hidrelétrica Colíder, instalada no rio Teles Pires, em Nova Canaã do Norte, comece a gerar energia com a primeira unidade, à partir do próximo mês. A informação foi confirmada ao Nortão Online pelo diretor-presidente da Copel, Sérgio Luiz Lamy, quando esteve em visita ao município de Colíder no mês de fevereiro.
A segunda unidade geradora de energia deve começar a operar a partir de agosto e a terceira e última, até dezembro. “Está na fase final de montagem eletromecânica. Vamos completar a operação comercial de toda a usina ainda neste ano de 2018”, garantiu.
O enchimento do reservatório foi concluído. Ele foi iniciado em agosto do ano passado e terminou no dia 05 de janeiro, com autorização da Secretaria Estadual de Meio Ambiente do Mato Grosso. O processo de formação da represa durou 143 dias e foi monitorado diariamente pelos profissionais da Copel.
O reservatório da Usina Colíder ocupa uma área de 182,8 km², abrangendo áreas dos municípios de Cláudia, Colíder, Itaúba e Nova Canaã do Norte.
(Foto: Divulgação)

Fonte: Nortão Online

Nenhum comentário:

Todos os recados postados neste mural são de inteira responsabilidade do autor, os recados que não estiverem de acordo com as normas de éticas serão vetado por conter expressões ofensivas e/ou impróprias, denúncias sem provas e/ou de cunho pessoal ou por atingir a imagem de terceiros.

Tecnologia do Blogger.