Três tremores de terra são registrados em Mato Grosso; um no Nortão

Três tremores de terra foram registrados em Mato Grosso desde o último sábado (17). Segundo o Observatório Sismológicos (Obsis) da Universidade Nacional de Brasília (UNB) o último fenômeno ocorreu nesta segunda-feira, por volta das 5h14, em Porto dos Gaúchos (239 quilômetros de Sinop). O tremor teve magnitude de 2.2 graus na escala Richter.
No sábado, por volta das 7h, outro fenômeno, de magnitude 1.9 grau, foi registrado em Salto do Céu (305 quilômetros a Oeste de Cuiabá). Pouco antes, às 5h18, um outro tremor também foi registrado pela instituição, em Chapada dos Guimarães (67 quilômetros de Cuiabá). Este teve magnitude 2.6 graus na escala Richter.
Conforme Só Notícias já informou, em setembro do ano passado, houve tremor de terra em Porto dos Gaúchos. De acordo com o Obsis, o abalo sísmico alcançou a magnitude de 2,1 graus na Escala Richter, às 10h46, de um domingo. Uma fonte de Só Notícias informou que o fenômeno não foi sentido pelos moradores e não houve relatos de prejuízos.
Porto dos Gaúchos é um dos municípios mais atingidos por abalos sísmicos em Mato Grosso. Apenas em agosto do ano passado, o observatório registrou quatro tremores no município, com magnitudes que variaram de 2,2 a 2,7 graus na Escala Richter. Até agora, a UnB contabiliza 835 eventos ao longo dos anos em Porto dos Gaúchos. O maior deles ocorreu 31 de dezembro de 1955 e atingiu 6,2 graus.  
Ainda em setembro, um tremor de terra foi sentido por moradores do município de Araguaiana (53 quilômetros de Barra do Garças). A artesã Nedi Divina Santos, moradora do distrito de Cachoeirinha, a poucos quilômetros do centro, contou que o abalo durou poucos segundos. “Foi muito rápido. Parecia o movimento de um caminhão caçamba. Teve uma ‘tremedeira’ que durou pouco. Eu estava deitada e escutei. Meu filho também ouviu”.
Entre setembro de 2016 e setembro de 2017, foram registrados 40 tremores de terra em Mato Grosso. O de maior magnitude (3,5 graus) foi em Aripuanã, em setembro de 2016. Em agosto do ano passado, segundo a UnB, além dos quatro tremores em Porto dos Gaúchos, também foi registrado um evento em Terra Nova do Norte (1,9 graus).
No final de janeiro deste ano, o Obsis também registrou um tremor de terra de 3,5 graus em Rondonópolis (219 quilômetros de Cuiabá). Não houve relatos de prejuízos.

Fonte: Redação Só Notícias (foto: ilustração/arquivo/Unb)

Nenhum comentário:

Todos os recados postados neste mural são de inteira responsabilidade do autor, os recados que não estiverem de acordo com as normas de éticas serão vetado por conter expressões ofensivas e/ou impróprias, denúncias sem provas e/ou de cunho pessoal ou por atingir a imagem de terceiros.

Tecnologia do Blogger.