Notícias Gerais

Raio mata 70 vacas e 23 garrotes em fazendas de MT

Notícias Relacionadas

Preocupação é de 100 mil donos de gado em MT

Atualizada às 14h45 - Raios atingiram as fazendas Bonanza, em Nobres, e Capão do Barreiro, em Poconé, no último sábado (17), no Pantanal mato-grossense, e mataram 70 vacas e 23 garrotes da raça Nelore. Um prejuízo de mais de R$ 200 mil.

O ex-senador e atual secretário de Assuntos Estratégicos de Várzea Grande, Jayme Campos (DEM), também perdeu gado desta forma, no sábado, na Fazenda Santa Inês, em Nova Brasilândia.
O fato chama atenção para um problema meteorológico. O Estado é foco de raios, campeão nacional em incidência, de acordo com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).
Garrotes mortos no pasto da Fazenda Bonanza 

As cidades mais visadas são Alto Araguaia, São José do Xingu, Santo Antônio do Leverger, Jaciara, Itiquira, Reserva do Cabaçal, Salto do Céu, Alto Taquari, Vila Rica e Alta Floresta.

O problema preocupa donos de 100 mil propriedades registradas como produtoras de pecuária bovina em Mato Grosso, que tem um rebanho de 30 milhões de animais, de acordo com informações da Associação dos Criadores de Mato Grosso (Acrimat).
Professor doutor da Universidade de Brasília (UnB), Alcides Leandro da Silva, engenheiro elétrico, que tem pesquisas de nível internacional sobre o assunto, explica que o raio não atinge diretamente o animal e que isso é improvável.

"O que ocorre é que o atinge a árvore, debaixo da qual geralmente ficam escondidos da chuva, a corrente elétrica é conduzida ao solo, onde se espalha e aí sim atinge o gado, isso se explica como ocorrem mortes coletivas no pasto", detalha o professor.
Na Fazenda Capão do Barreiro morreram 70 vacas

Nas fazendas pantaneiras, foi justamente o que ocorreu. Começou a chover e o gado correu para debaixo da árvore, que funciona como um pára-raios. Só que pelo solo não tem como impedir o choque.
Grupos de pesquisa tomam casos assim como objeto de estudo e calculam, matematicamente, a entrada da corrente elétrica no corpo da vítima. A intenção é mostrar como estas correntes afetam o sistema cardiovascular. A morte se dá por parada cardíaca. Outra intenção é achar saídas contra prejuízos.

Para evitar estas mortes, o professor orienta fazendeiros a instalarem galpão e ensinarem o gado a se dirigirem a eles quando chover. "Tem como domesticar", afirma. Segundo ele, o investimento com o galpão é menor que as perdas com os óbitos. Um boi gordo custa algo em torno de R$ 3.900.

Para finalizar, ele dá um alerta. Animais atingidos não podem ser consumidos. "Ocorre eletrólise no sangue e putrefação mais rápida da carne. Tem que descartar", orienta.

Keka Werneck, repórter do GD


João Vieira

Ex-senador Jayme, que é também pecuarista, levou prejuízo com raios


Nenhum comentário:

Todos os recados postados neste mural são de inteira responsabilidade do autor, os recados que não estiverem de acordo com as normas de éticas serão vetado por conter expressões ofensivas e/ou impróprias, denúncias sem provas e/ou de cunho pessoal ou por atingir a imagem de terceiros.

NG Noticias

NG Noticias
Primeiro e maior portal de notícias de Nova Guarita - MT

Vidronova vidros e decorações

Vidronova vidros e decorações
Nova Guarita fone: 98467 3121:

salão Studio mulher

salão Studio mulher
Studio mulher salão de beleza sempre cuidando da sua beleza Cortes feminino e masculino, química progressiva definitiva colagem hidratação e cauterização manicure e pé de Curi. E para você gestante ou crianças trabalhamos com a escova orgânica. Venha nos fazer uma visita E também com representação o boticário natura Avon e importados. O salão Studio mulher fica localizado NA Avenida dos migrante cento nº 911 Nova Guarita-MT

Primeiro e maior portal de notícias de Nova Guarita - MT

Primeiro e maior portal de notícias de Nova Guarita - MT

NOVATORRE CONSTRUÇÕES. Nova Guarita MT

NOVATORRE CONSTRUÇÕES. Nova Guarita MT
Entre em contato conosco e faça o seu orçamento, nosso lema é alicerçar sonhos e construir realidade. Não deixe pra depois, ligue agora mesmo (66)9624-0718 ou 8425-0106, nós temos os melhores produtos e serviços que você precisa para a sua obra

Jaykison S. Oliveira

Jaykison S. Oliveira
Agora você pode contar Jaykison S. Oliveira Contabilidade & informática: Travessa dos Parecis, 85, Setor Norte, Centro, Colider/MT Tel.: (66) 3541-468. Cel..: (66) 9614-9776 “Embora ninguém possa voltar atrás e fazer um novo começo, qualquer um pode começar agora e fazer um novo fim.”Chico Xavier

SILKA ATESANATO DE CONCRETO

SILKA ATESANATO DE CONCRETO
Em Nova Guarita, a empresa SILKA ARTEFATOS de CONCRETO, trabalha na Fabricação de produtos de concreto; na SILKA você encontra Ofertas incríveis de Vaso para flores, Tanque De Lavar Roupa. Cochos de confinamentos para gado, comedouros e bebedouros para animais, postes padrão de energia e redes de rebaixamento, tubos de metro, de 60, 40 cm, palanques, e postinhos de cimento para cerca, calçada sextavada de várias formas e tamanhos, também prestação serviços com munck... Venha para a Silka, garantimos os melhores preços da região nos faça uma visita e traga o seu orçamento; O endereço fica na Rua das Orquídeas em Nova Guarita MT. FONE: 66 8433-8278- 9691-9728.

CONTAL CONTABILIDADE

CONTAL CONTABILIDADE
Escrita Contábil, Fiscal e Trabalhista de empresas. Escrita Fiscal para Produtor Rural. Contratos e Declarações Fiscais. Contabilidade em Geral. Fone (66) 3574 1204/ 8412 3230
Century
Century
Copyright © NG - Notícias de Nova Guarita
Nova Guarita - Mato Grosso - Brasil

Qualquer material nao pode ser publicado, transmitido, reescrito ou distribuido sem autorização

Tenha um site!