Menor praia do mundo não tem acesso direto ao mar

Localizada na Espanha, a praia possui 40 metros de comprimento e não possui uma ligação direta com o oceano. A água salgada chega através de túneis subterrâneos.
A praia é considerada a menor do mundo pelo
A praia é considerada a menor do mundo pelo "Guinness Book"- Foto: Ramon Diaz
Toda praia de água salgada precisa ter um mar? Na Espanha, mais exatamente na região das Astúrias, não é bem assim. Uma curiosa praia local ganhou fama mundial por sua peculiar condição. Com apenas 40 metros de extensão e ondas que surgem sem explicação, Gulpiyuri atrai turistas do mundo inteiro interessados em conhecerem uma praia que mais parece uma lagoa de água salgada.

O trecho de areia é considerado a menor praia do mundo pelo "Guinness Book".

O segredo de Gulpiyuri, que ´nasce´ atrás de grandes rochedos distantes mais de 100 metros do oceano, são túneis subterrâneos que transportam a água do mar para dentro do continente, criando uma praia no meio do nada. Com águas translúcidas e uma profundidade de aproximadamente 90 centímetros, Gulpiyuri ainda recebe a visita diária de dezenas de pequenos peixes coloridos que atravessam os canais subterrâneos rumo ao paraíso.

Infelizmente, tudo que é bom não acontece sempre. Como a água salgada invade os túneis somente quando a maré sobe, em alguns momentos do dia, durante a maré baixa, a praia seca. Para sorte dos praieiros, durante a maior parte do dia a água está no nível da praia e garante uma experiência única aos sortudos turistas. Outro fenômeno que chama a atenção em Gulpiyuri são as ondas que ´surgem do nada´, mas que na realidade chegam a praia pelos túneis subterrâneos.

O curioso formato da praia é a consequência da erosão causada pela água e pelos fortes ventos da costa espanhola. Há milhares de anos, a área que forma Gulpiyuri era uma enorme caverna que só era acessada através dos túneis submarinos. Com o tempo, as rochas foram se desgastando até surgir a praia.

Se hoje, Gulpiyuri está no Guinness Book e é mundialmente conhecida pela sua rara beleza, no passado ela era apenas um ´problema´ para os agricultores locais que não podiam usar a área para plantação. Somente no começo do século XIX que a praia ganhou fama mundial como um destino turístico após a região das Astúrias entrar na lista de desejos dos visitantes europeus.

A água invade os túneis só quando a maré sobe, então, em alguns períodos a praia seca - Foto: Marcos
A água invade os túneis só quando a maré sobe, então, em alguns períodos a praia seca - Foto: Marcos
O curioso formato da praia é consequência da erosão causada pela água e fortes ventos- Foto: Astur Zephyra
O curioso formato da praia é consequência da erosão causada pela água e fortes ventos- Foto: Astur Zephyra


A curiosa praia de Gulpiyuri ganhou fama mundial por sua peculiar condição- Foto: Astur Zephyra
A curiosa praia de Gulpiyuri ganhou fama mundial por sua peculiar condição- Foto: Astur Zephyra


UOL

Nenhum comentário:

Todos os recados postados neste mural são de inteira responsabilidade do autor, os recados que não estiverem de acordo com as normas de éticas serão vetado por conter expressões ofensivas e/ou impróprias, denúncias sem provas e/ou de cunho pessoal ou por atingir a imagem de terceiros.

Tecnologia do Blogger.