Notícias Gerais

Mato Grosso recebe mais 35 médicos para atuar em 32 municípios

Notícias Relacionadas

Pela segunda vez neste ano, Mato Grosso é contemplado pelo “Programa Mais Médicos para o Brasil”, com a chegada de mais 35 médicos que vão trabalhar em unidades municipais de Saúde da Família em 32 municípios. Desta vez são médicos brasileiros formados em instituições estrangeiras com habilitação para o exercício da medicina, ao contrário da primeira vez, quando o Estado recebeu 20 médicos cubanos, no mês de junho, os quais estão trabalhando em 13 municípios, sendo que um deles atua em um Distrito Sanitário Indígena (DSEI) Xavante.

Os novos médicos vão chegar a Cuiabá nesta quinta-feira (05.09), quando vão passar pelo 15º ciclo de capacitação realizado pela Secretaria de Estado de Saúde (SES) e pela Comissão de Coordenação Estadual do Projeto Mais Médicos em Mato Grosso, composto pelo Ministério da Saúde, o Conselho de Secretarias municipais de Saúde e pela Universidade Federal (UFMT).

De acordo com a coordenadora de Atenção Primária da SES/MT, Regina Paula de Oliveira Amorim Costa, os médicos brasileiros estão inscritos para a segunda fase do processo de seleção do Projeto Mais Médicos para o Brasil, e irão substituir vagas dos médicos Cooperados de Cuba, que já cumpriram com a missão de permanência pelo período de três anos no Brasil.

“Os 35 novos médicos serão recepcionados no dia 05 de outubro, a partir das 10h, no Paiaguás Palace Hotel. Eles passarão por capacitação para conheceram os principais agravos da vigilância em saúde, com ênfase nas características dos municípios nos quais esses médicos desenvolverão suas atividades, integrados às equipes de atenção primária, bem como a política pública de saúde, o SUS, e a importância do trabalho na atenção primária em saúde do Estado”, destacou Regina Paula de Oliveira Amorim Costa.

Os novos profissionais vão aprender a utilizar o sistema de informação utilizado na atenção básica (e-SUS AB), a funcionalidade do prontuário eletrônico do cidadão, sua implantação em Mato Grosso e nos municípios em que atuarão. E serão cadastrados na plataforma do Programa Telessaúde MT, além de terem experiências com as potencialidades dessa importante ferramenta no apoio ao processo de trabalho, por meio de tele consultorias, serviços de telediagnóstico e tele educação à distância, que serão disponibilizadas para as equipes de saúde nos territórios de atuação do programa.

Após este primeiro encontro, os profissionais seguirão para os seus municípios de destino, de acordo com a seguinte distribuição:


MUNICÍPIOS
Nº DE MÉDICOS
1 ACORIZA
1 ALTA FLORESTA
1 ALTO PARAGUAI
1 APIACÁS
1 ARAGUAIANA
1 ARIPUANÃ
1 BARRA DO GARÇAS
1 CAMPINÁPOLIS
1 COCALINHO
1 COLÍDER
1 CONFRESA
1 DOM AQUINO
1 GAÚCHA DO NORTE
1 GENERAL CARNEIRO
1 ITIQUIRA
1 JAURU
2 JUARA
1 JURUENA
1 NOVA BANDEIRANTES
1 NOVO HORIZONTE DO NORTE
1 NOVO SÃO JOAQUIM
1 PORTO DOS GAÚCHOS
1 QUERÊNCIA
1 SANTO ANTÔNIO DO LESTE

1 SAO FÉLIX DO ARAGUAIA
1 SAO JOSÉ DO RIO CLARO
1 SAO JOSÉ DOS QUATRO MARCOS
1 SÃO PEDRO DA CIPA
2 SINOP
1 TERRA NOVA DO NORTE
1 TORIXORÉU
2 VILA RICA
TOTAL
35

“O evento será um dia de trocas de experiências, esclarecimentos quanto às competências dos médicos e dos gestores municipais, que estão previstas no ´Programa Mais Médicos`, de acordo com a legislação que regulamenta o programa e os preceitos constitucionais e organizativos do SUS. Essas informações são importantes e serão trabalhadas para que os médicos possam desenvolver as ações assistenciais de saúde, de forma contextualizada à realidade mato-grossense”, enfatizou a coordenadora de Atenção Primária da SES/MT.

SES/MT faz o acompanhamento do “Programa Mais Médicos”

É responsabilidade dos estados comporem a comissão estadual do projeto, promovendo as ações de coordenação, orientação e execução das atividades necessárias à sua execução (Portaria interministerial nº 1.369, de oito de julho de 2013).

O governo do Estado, por meio da SES/MT, instituiu a Comissão de Coordenação Estadual do Projeto Mais Médicos, que tem em sua composição representantes da Secretaria de Estado de Saúde, do Ministério da Saúde que atuam no Estado, do Conselho de Secretários Municipais de Saúde, da UFMT e, ainda, integrantes dos distritos sanitários indígenas. Também integra esta Comissão a Organização Pan-Americana da Saúde, por meio de seu Escritório que atua em Mato Grosso, sendo a responsável pelo acompanhamento dos médicos da cooperação internacional Brasil-Cuba.

“Todas estas representações garantem o acompanhamento muito próximo das atividades dos médicos, inclusive realizando supervisões médicas durante a fase de execução do programa, com o intuito de garantir a qualidade dos serviços de saúde para os usuários do SUS, bem como adequadas condições de trabalho aos profissionais médicos”, explicou Regina Paula de Oliveira Amorim Costa.

Da implantação do programa em Mato Grosso:

Mato Grosso conta com 220 profissionais do Projeto Mais Médicos e, com a chegada dos novos profissionais, o número será ampliado para 255 médicos alocados em 102 municípios e nos cinco distritos sanitários indígenas – DSEI (dados sujeitos a alterações), atendendo cerca de um terço da população mato-grossense.

O município com maior número de médicos do projeto é Tangará da Serra, com 22 profissionais. Com a adesão ao projeto, o município conseguiu implantar novas equipes de saúde, ampliando a cobertura da estratégia saúde da família de 31,67% para 100%.

“Experiência exitosa também ocorreu no município de Cáceres. Na ocasião da chegada dos médicos as equipes de saúde da família não tinham profissionais médicos e graças ao projeto, foi possível alocar 12 profissionais nessas equipes. A partir desta iniciativa, ocorreu a diminuição da rotatividade de médicos, inclusive nos municípios mais distantes da Capital e com menores taxas populacionais”, salientou a coordenadora de Atenção Primária de Saúde da SES/MT.

Desde o início do “Projeto Mais Médicos para o Brasil” foram lançados vários editais e apenas o primeiro foi aberto à livre adesão a qualquer município; os demais foram para municípios definidos como prioritários a partir de indicadores sociais determinados pelo Ministério da Saúde e para os que não tiveram suas vagas preenchidas ou respostas de profissionais que por alguma razão deixaram o projeto.

Como potencialidades do projeto, destaca-se a importante contribuição para a gradativa mudança na formação profissional para o SUS e para a organização dos processos de trabalho das equipes de saúde.

Outros pontos importantes do programa são o notório fortalecimento das ações de ensino em serviço e a possibilidade de fixar profissionais por um maior período em localidades mais distantes da Capital, com menores condições de infraestrutura e dificuldades de acesso aos serviços de saúde.

Na visão do governo do Estado e da Secretaria de Estado de Saúde essas ações possibilitam a ampliação da oferta de serviços de saúde à população, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida das pessoas que aqui moram, especialmente nos municípios mais distantes da capital.

Fonte: SES-MT



Nenhum comentário:

Todos os recados postados neste mural são de inteira responsabilidade do autor, os recados que não estiverem de acordo com as normas de éticas serão vetado por conter expressões ofensivas e/ou impróprias, denúncias sem provas e/ou de cunho pessoal ou por atingir a imagem de terceiros.

Atenção Nova Guarita, foi inaugurada a mais nova loja da cidade a Vitoria Magazzine.

Atenção Nova Guarita, foi inaugurada a mais nova loja da cidade a Vitoria Magazzine.
Você que quer comprar barato, é na Vitoria Magazzine que você vai encontrar peças de R$ 20.00 e 25.00 R$, moda masculina, feminina, adulto e infantil. Portanto, quer se vestir bem pagando pouco e vestindo-se com qualidade e bom gosto, vá até a Vitoria Magazzine. A Magazzine fica localizada na Avenida dos migrantes em frete o conselho tutelar, centro de Nova Guarita MT. Informações: fone WhatsApp: (65)999296690 e (65)996150239 falar com Neia ou Gil.

Vidronova vidros e decorações

Vidronova vidros e decorações
Nova Guarita fone: 98467 3121:

XI FESCABG

XI FESCABG
Em Nova Guarita M,T

Agora em Nova Guarita você pode contar com Restaurante e Lanchonete Iza,

Agora em Nova Guarita você pode contar com Restaurante e Lanchonete Iza,
Restaurante e Lanchonete Iza, almoço com self-service, prato feito, prato por peso e todas as noites servindo lanches, pastéis e porções, as sextas feiras, espetinhos, sábado rodízio de caldos, e nos domingos almoço com rodízio de churrasco! Também temos sorveteria ao lado, com barcas de açaí, açaí na tigela e sorvetes em geral. Venha saborear as delicias do mais novo restaurante da Cidade, você não vai se arrepender! Ingredientes selecionados, amor no preparo e ótimo atendimento você só encontra aqui.

salão Studio mulher

salão Studio mulher
Studio mulher salão de beleza sempre cuidando da sua beleza Cortes feminino e masculino, química progressiva definitiva colagem hidratação e cauterização manicure e pé de Curi. E para você gestante ou crianças trabalhamos com a escova orgânica. Venha nos fazer uma visita E também com representação o boticário natura Avon e importados. O salão Studio mulher fica localizado NA Avenida dos migrante cento nº 911 Nova Guarita-MT

Panificadora e Confeitaria Doce Mania

Panificadora e Confeitaria Doce Mania
Quem conhece não discute. A Panificadora e Confeitaria Doce Mania é a melhor para sua clientela. Café da manhã, pães, bolos, doces, pizza pronta de vários sabores, todos os dias. Seja qual for o seu apetite, a padaria e confeitaria Doce Mania sempre tem algo para satisfazê-lo. Avenida dos migrantes centro Nova Guarita. Telefone: 66 3574 1141

TRIBOS BARTENDER

TRIBOS  BARTENDER
Leve um diferencial para sua festa de casamento, aniversário, formatura, debutante, eventos em geral surpreenda seus convidados com coquetéis e drinks diferenciados.

Primeiro e maior portal de notícias de Nova Guarita - MT

Primeiro e maior portal de notícias de Nova Guarita - MT

NOVATORRE CONSTRUÇÕES. Nova Guarita MT

NOVATORRE CONSTRUÇÕES. Nova Guarita MT
Entre em contato conosco e faça o seu orçamento, nosso lema é alicerçar sonhos e construir realidade. Não deixe pra depois, ligue agora mesmo (66)9624-0718 ou 8425-0106, nós temos os melhores produtos e serviços que você precisa para a sua obra

Jaykison S. Oliveira

Jaykison S. Oliveira
Agora você pode contar Jaykison S. Oliveira Contabilidade & informática: Travessa dos Parecis, 85, Setor Norte, Centro, Colider/MT Tel.: (66) 3541-468. Cel..: (66) 9614-9776 “Embora ninguém possa voltar atrás e fazer um novo começo, qualquer um pode começar agora e fazer um novo fim.”Chico Xavier

SILKA ATESANATO DE CONCRETO

SILKA ATESANATO DE CONCRETO
Em Nova Guarita, a empresa SILKA ARTEFATOS de CONCRETO, trabalha na Fabricação de produtos de concreto; na SILKA você encontra Ofertas incríveis de Vaso para flores, Tanque De Lavar Roupa. Cochos de confinamentos para gado, comedouros e bebedouros para animais, postes padrão de energia e redes de rebaixamento, tubos de metro, de 60, 40 cm, palanques, e postinhos de cimento para cerca, calçada sextavada de várias formas e tamanhos, também prestação serviços com munck... Venha para a Silka, garantimos os melhores preços da região nos faça uma visita e traga o seu orçamento; O endereço fica na Rua das Orquídeas em Nova Guarita MT. FONE: 66 8433-8278- 9691-9728.

CONTAL CONTABILIDADE

CONTAL CONTABILIDADE
Escrita Contábil, Fiscal e Trabalhista de empresas. Escrita Fiscal para Produtor Rural. Contratos e Declarações Fiscais. Contabilidade em Geral. Fone (66) 3574 1204/ 8412 3230

Bom negocio vende-se uma Moto Kasinski

Bom negocio vende-se uma Moto  Kasinski
Vende-se uma Moto Kasinski 250 CL GPR Original 13000 mil km. Ano 2011 modelo 2011 ligar para falar com Paulo Dill de morais na oficina JP Avenida dos migrante em frente a paróquia santo Antonio Nova Guarita MT Fone 66 84292984 / 66 96643103/6684358757

Faz Facil

Faz Facil
Avenida dos Migrantes centro Nova Guarita MT
Construtora Santo
Construtora Santo
Century
Century
Mecânica
Mecânica
Copyright © NG - Notícias de Nova Guarita
Nova Guarita - Mato Grosso - Brasil

Qualquer material nao pode ser publicado, transmitido, reescrito ou distribuido sem autorização

Tenha um site!