Notícias Gerais

Hospital Regional: PS atenderá apenas pacientes regulados pelos municípios

Notícias Relacionadas

A partir de 9 de novembro, os serviços de prontos-socorros (PS) nos municípios de Colíder e Alta Floresta receberão os pacientes encaminhados, após serem classificados e regulados pelos Núcleos Internos de Regulação dos Hospitais Regionais. Os primeiros atendimentos serão da responsabilidade das prefeituras locais, a quem compete o atendimento da atenção primária.
Apenas pacientes encaminhados por outros hospitais, ambulatórios de especialidades, Unidades Básicas e serviços de resgate serão atendidos na emergência dos Hospitais Regionais.
Atualmente, as unidades funcionam dentro dos hospitais regionais das duas cidades. O prazo foi definido por meio da Portaria nº 140 da Secretaria de Estado de Saúde (SES), que prorrogou em 90 dias o prazo fixado inicialmente a pedido dos prefeitos que pediram mais tempo para assumirem os atendimentos que devem ser referenciados pela atenção básica.
Com a medida, irá diminuir a superlotação nestes hospitais, que recebem usuários com pequenos machucados, febre, dores musculares, que deveriam ser atendidos na rede básica do município. Em Colíder, o diretor do hospital regional, Elisandro Nascimento, estima que nas horas de pico – início da manhã e final da tarde – entre 70% e 85% dos atendimentos são para usuários que poderiam ser atendidos na rede básica (Unidades básica da saúde, pronto-atendimento etc).
“O hospital atende a emergências do Corpo de Bombeiros e a moradores referenciados de seis municípios da região. Com o pronto-socorro funcionando fora da unidade, vai melhorar o fluxo da emergência e isso também irá significar uma economia de cerca de R$ 200 mil”, observou Nascimento.
Alta Floresta
No hospital regional de Alta Floresta a situação não é diferente de Colíder em relação ao atendimento de usuários que deveriam ser atendidos na rede básica do município. O regional atende a seis municípios da região, mais o Sul do Estado do Pará e realiza por mês, em média, 450 internações e 240 cirurgias.
“Em média são atendidas de 100 a 110 pessoas por dia e, desse total, de 5% a 10% são da emergência. A maior parte é de usuários da atenção primária. Com o município assumindo o pronto-atendimento, vamos nos dedicar a fazer melhor aquilo que é a vocação e a obrigação do hospital, que é fazer cirurgia e, com isso, a fila irá diminuir”, disse o diretor do hospital, José Marcos da Silva.
O secretário-adjunto Cassiano Falleiros explicou que a rede é constituída pela atenção primária, secundária e terciária, cada uma com sua complexidade e a principal porta de entrada é a Unidade Básica de Saúde. O foco dos Hospitais Regionais é nos atendimentos secundários, urgência e emergência, além de ofertar a capacidade de cirurgia eletivas e atendimentos no qual a Unidade Básica não conseguir resolver, e hoje estão sobrecarregados com atendimentos primários, não tendo a resolutividade necessária no sistema.
“Neste momento precisamos do apoio e a compreensão da população, para que procurem e usem as Unidades Básicas de Saúde, e, quando houver necessidade, as pessoas serão encaminhadas para os Hospitais, em caso de emergência e urgência, a unidade do Corpo de Bombeiros Militar deve ser acionada e será direcionada ao Hospital Regional. Não vamos deixar de prestar nossa assistência, não vamos atender menos, mas atender melhor", afirmou Cassiano Falleiros.
Em agosto, uma equipe técnica da SES esteve nas cidades de Colíder e de Alta Floresta, onde se reuniu com os prefeitos das cidades, com representantes do consórcio de Colíder, com os secretários municipais para definir os detalhes da transição e das adequações dos novos espaços definidos pelas prefeituras que vão receber os prontos-socorros nestas cidades.
Fonte: Secom-MT


Nenhum comentário:

Todos os recados postados neste mural são de inteira responsabilidade do autor, os recados que não estiverem de acordo com as normas de éticas serão vetado por conter expressões ofensivas e/ou impróprias, denúncias sem provas e/ou de cunho pessoal ou por atingir a imagem de terceiros.

NG Noticias

NG Noticias
Primeiro e maior portal de notícias de Nova Guarita - MT

Vidronova vidros e decorações

Vidronova vidros e decorações
Nova Guarita fone: 98467 3121:

salão Studio mulher

salão Studio mulher
Studio mulher salão de beleza sempre cuidando da sua beleza Cortes feminino e masculino, química progressiva definitiva colagem hidratação e cauterização manicure e pé de Curi. E para você gestante ou crianças trabalhamos com a escova orgânica. Venha nos fazer uma visita E também com representação o boticário natura Avon e importados. O salão Studio mulher fica localizado NA Avenida dos migrante cento nº 911 Nova Guarita-MT

Primeiro e maior portal de notícias de Nova Guarita - MT

Primeiro e maior portal de notícias de Nova Guarita - MT

NOVATORRE CONSTRUÇÕES. Nova Guarita MT

NOVATORRE CONSTRUÇÕES. Nova Guarita MT
Entre em contato conosco e faça o seu orçamento, nosso lema é alicerçar sonhos e construir realidade. Não deixe pra depois, ligue agora mesmo (66)9624-0718 ou 8425-0106, nós temos os melhores produtos e serviços que você precisa para a sua obra

Jaykison S. Oliveira

Jaykison S. Oliveira
Agora você pode contar Jaykison S. Oliveira Contabilidade & informática: Travessa dos Parecis, 85, Setor Norte, Centro, Colider/MT Tel.: (66) 3541-468. Cel..: (66) 9614-9776 “Embora ninguém possa voltar atrás e fazer um novo começo, qualquer um pode começar agora e fazer um novo fim.”Chico Xavier

SILKA ATESANATO DE CONCRETO

SILKA ATESANATO DE CONCRETO
Em Nova Guarita, a empresa SILKA ARTEFATOS de CONCRETO, trabalha na Fabricação de produtos de concreto; na SILKA você encontra Ofertas incríveis de Vaso para flores, Tanque De Lavar Roupa. Cochos de confinamentos para gado, comedouros e bebedouros para animais, postes padrão de energia e redes de rebaixamento, tubos de metro, de 60, 40 cm, palanques, e postinhos de cimento para cerca, calçada sextavada de várias formas e tamanhos, também prestação serviços com munck... Venha para a Silka, garantimos os melhores preços da região nos faça uma visita e traga o seu orçamento; O endereço fica na Rua das Orquídeas em Nova Guarita MT. FONE: 66 8433-8278- 9691-9728.

CONTAL CONTABILIDADE

CONTAL CONTABILIDADE
Escrita Contábil, Fiscal e Trabalhista de empresas. Escrita Fiscal para Produtor Rural. Contratos e Declarações Fiscais. Contabilidade em Geral. Fone (66) 3574 1204/ 8412 3230
Century
Century
Copyright © NG - Notícias de Nova Guarita
Nova Guarita - Mato Grosso - Brasil

Qualquer material nao pode ser publicado, transmitido, reescrito ou distribuido sem autorização

Tenha um site!