Em Mato Grosso, mais de 20 cabeças de gado morrem eletrocutadas

Em Mato Grosso, mais de 20 cabeças de gado morrem eletrocutadas
Foto:Ilustrativa:As 23 cabeças de gado de corte, morreram quando um raio caiu durante uma tempestade e acabou matando o rebanho.
Durante uma tempestade ocorrida no Estado de Mato Grosso, mais de 20 cabeças de gado morreram eletrocutadas por um raio que caiu em uma fazenda na zona rural de Sinop (481km de Cuiabá, capital de MT).

O raio que caiu durante uma tempestade acabou matando 23 cabeças de gado de corte, no assentamento Wesley Manoel dos Santos, na Gleba Mercedes, a cerca de 90 quilômetros de Sinop.

O fato ocorreu no dia 14 de outubro, mas só foi divulgado no dia 25, quando foram dados os procedimentos de baixa no Instituto de Defesa Agropecuária (Indea).

A proprietária do gado, a pecuarista Maria José Guimarães Alves confirmou, a morte dos animais após a queda de um raio na fazenda.

De acordo com a proprietária, o prejuízo está estipulado em mais de R$ 35 mil. “O raio caiu em cima da cerca e como o gado estava perto acabou sendo atingido. Não estávamos no sítio quando ocorreu a morte dos animais. Fomos comunicados por um vizinho do que tinha acontecido. Com já havia passados alguns dias o gado já estava em processo de decomposição”. Havia 105 bovinos na propriedade. Contou a proprietária ao site sonoticias.

“Em casos como esse, o proprietário deve procurar o órgão e notificar a morte do gado, para que o rebanho seja retirado da lista de animais que deverão ser vacinados contra a febre aftosa e não se deve, de maneira nenhuma, consumir a carne do animal, sob riscos da pessoa adquirir doenças”, informou ao centroestenews , o veterinário do Indea, João Marcelo Brendini Néspoli.


De acordo com o Indea, nesses casos, a orientação para o produtor é, incinerar ou enterrar os animais.

Fonte: Da Redação Centroeste News

Nenhum comentário:

Todos os recados postados neste mural são de inteira responsabilidade do autor, os recados que não estiverem de acordo com as normas de éticas serão vetado por conter expressões ofensivas e/ou impróprias, denúncias sem provas e/ou de cunho pessoal ou por atingir a imagem de terceiros.

Tecnologia do Blogger.