Dia 15 de outubro dia do professor dos heróis & heroína brasileiro.

Teste de Espaço de Anúncio
No dia 15 de outubro é comemorado o Dia do Professor, data em que se homenageiam os responsáveis pelo desenvolvimento da educação e do conhecimento no país, abrangendo um escopo de profissionais que trabalham desde a educação infantil até o ensino superior universitário. Como todos sabem, trata-se de uma das mais importantes profissões praticadas no mundo, afinal, sem ela, a transmissão de conhecimentos e a correta apreensão destes pelas pessoas seriam praticamente impossíveis.

O grande problema com relação ao exercício do professorado é a desvalorização de sua profissão, 
embora seja uma das competências mais admiradas pela sociedade, os profissionais da área sofrem com os baixos salários, as precárias condições de trabalho em alguns casos o trabalho excessivo, além de outros fatores, como na indisciplina dos alunos e a superlotação das salas. 
Essa realidade reflete-se no baixo interesse dos estudantes em se tornarem professores, pois a minoria dos que prestam vestibulares e Enem desejam ingressar em carreiras relacionadas com a licenciatura ou pedagogia.
Soma-se a esses fatores o peso que, muitas vezes, o professor carrega em educar os estudantes, haja vista que, muitas  famílias transferem essa responsabilidade para a escola. 
E “escolarizar”, sendo a primeira responsabilidade dos pais e da família e a segunda a função do professor e da escola.
Apesar de todas as dificuldades e percalços, a carreira de professor é bastante importante e oferece uma grande oportunidade para que as pessoas não só acumulem saberes, mas que também oportunizem a outras pessoas o desenvolvimento das diferentes formas de conhecimento. Vale lembrar que a função do professor não é a de transmitir informações, mas fazer com que o aluno consiga assimilar melhor as características e processos inerentes ao mundo em que vive.
Cabe aos pais mostrar que existe um caminho e que trilhar esse caminho requer tempo e persistência. Há obstáculos e nem sempre o resultado serão positivos. Também é papel dos pais mostrar que existe hierarquia nas relações, o que parece estar esquecido nos dias de hoje. É fundamental preparar os filhos para cumprir regras e horários, saber que é  é necessário respeitar para ser respeitado e que, além dos direitos, temos deveres.

Para escola fica reservado o papel de escolarizar, ou seja, instrumentalizar o aluno para resolver problemas matemáticos, redigir textos, fazer experiências, ampliar e rever conceitos entre tantos outros. Claro que o respeito, as regras, limites e obrigações estarão inseridos no dia a dia escolar, mas devem ser vistos como um reforço dos valores já passados pela família.

As famílias de  hoje, confundem criar seus filhos com educá-los. Acham que cabe à escola educar, já que pagam, e querem resultados, esquecem que alunos são passageiros, e filhos são para sempre.


Nossos professores devemos valorizar os heróis e heroínas, enquanto estão junto a nós, e mostrar  que sempre será muito importante.

 Muitos só valorizam depois que eles já não estão mais entre nós, A professora Heley de Abreu Silva Batista, 43 anos , que morreu em decorrência ao incêndio na creche de Janaúba, norte de Minas Gerais, onde lecionava e tentou salvar a vida de inúmeras crianças, deu sua vida tentando salvar os filhos que não eram seus.






 Parabéns a todos os professores 









Nenhum comentário:

Todos os recados postados neste mural são de inteira responsabilidade do autor, os recados que não estiverem de acordo com as normas de éticas serão vetado por conter expressões ofensivas e/ou impróprias, denúncias sem provas e/ou de cunho pessoal ou por atingir a imagem de terceiros.

Tecnologia do Blogger.