Campanha solidária espalha outdoors inusitados em apoio a pacientes com câncer
Notícias Relacionadas

“Compro seu cabelo, pago bem” é a
mensagem em 16 outdoors laranjas espalhados pelas principais ruas da capital
mato-grossense. A proposta inusitada, aliada às ações nas redes sociais, vem
intrigando as pessoas. Em dez dias, foram mais de 4 mil acessos ao site
www.cortesdiferentes.com.br em busca da resposta: qual o preço da autoestima
cultivada na forma de longos cabelos?
No endereço virtual da campanha,
uma surpresa. Ela mostra que com pequeno gesto de solidariedade podemos ajudar
a recuperar a autoestima de mulheres que sofrem com o tratamento contra o
câncer: “Meu nome é Cintia, tenho 37 anos e estou fazendo o tratamento”; “O
primeiro efeito da quimioterapia é justamente a queda do cabelo”; “O meu cabelo
começou a cair no Dia dos Pais. Foi um dia desesperador, aquilo ali pra mim.
Meu mundo acabou... foi muito triste”. Esses são apenas alguns depoimentos
exibidos no vídeo de abertura da campanha “Cortes Diferentes” 2017, promovida
pelo BigLar e desenvolvida pela Genius Publicidade.
“A proposta da campanha é
despertar a curiosidade e, principalmente, a solidariedade”, explica Marlon de
Barros, diretor de criação da Agência Genius.
“A mensagem busca estimular as pessoas a compartilharem sua vaidade para
aliviar a dor de mulheres em tratamento contra o câncer, doando um dos maiores
símbolos da feminilidade, os próprios cabelos”.
“Cortes Diferentes” visa
arrecadar cabelos para confecção de perucas a serem destinadas a pacientes
submetidos à quimioterapia. Em seu segundo ano, a campanha pretende ir além dos
resultados alcançados em 2016, quando o BigLar arrecadou 270 mechas de cabelos.
Todas doadas voluntariamente por pessoas que se sensibilizaram com o drama das
mulheres que enfrentam a dura luta contra o câncer. A doença, segundo a
Organização Mundial de Saúde, faz mais de 1,7 milhão de vítimas todos anos,
sendo a principal causa de óbito entre mulheres em idade fértil.
No BigLar, o apoio às causas
sociais, como a luta contra o câncer, faz parte de sua filosofia. Além da
campanha “Cortes Diferentes”, a rede de supermercados promove outras ações ao
longo do ano, que são: “Amigas do Peito” – que estimula a doação de leite
materno – e a “Doação de Brinquedos” – que arrecada brinquedos para crianças
carentes de Cuiabá e Várzea Grande.
Participar da ação doando parte
do seu cabelo é fácil, basta acessar o site da campanha ou visitar um dos
salões parceiros: Nina Cabeleireiros, Belviso, La Provence, Condessa Corpo e
Imagem, Studio 278, Studio LEBL?, Maison Visage e Paula Cabeleireiros. Não é
necessário doar todo o cabelo e as mechas precisam ter no mínimo 15 centímetros
de comprimento, sendo qualquer tipo de cabelo, inclusive os que já sofreram
coloração ou outras alterações estéticas.
Em 2016, mais de 200 mil pessoas
foram impactadas pelas mídias sociais e 100 mil interagiram. A campanha “Cortes
Diferentes”, realizada pelo BigLar, impactou o crescimento das doações da ONG
parceira - Rapunzel Solidária, que registrou um aumento de 54% no mês da
campanha.
A ONG, com sede em São Paulo, é
composta exclusivamente por voluntárias e é responsável por receber os cabelos
doados nos salões e coletados pelo BigLar para confeccionar as perucas. Os
cabelos são tecidos de forma artesanal e remontados em tela sobre tela
uniformemente até que a base da peruca ganhe o formato de um cabelo
natural. Após esse processo, as perucas
são enviadas às mulheres que lutam contra o câncer.
Este ano, além da abordagem
inédita, a campanha também ganha novos parceiros, como o Hospital de Câncer de
Mato Grosso, a quem será destinada parte das perucas. A ação beneficia
principalmente às mulheres de baixa renda, uma vez que uma peruca de cabelos
naturais pode custar até dois mil reais, dependendo do comprimento.
Ainda há tempo para participar!
Que tal emprestar um pedacinho da sua alegria e autoestima para recuperar a de
outras mulheres? “Ah! E o pagamento, dinheiro nenhum pode comprar, é a nossa
eterna gratidão”, esclarecem as vítimas de câncer que participaram da campanha.
Nenhum comentário: