Notícias Gerais

Família acusa Estado de negligência por morte de jovem em presídio no dia do aniversário de sua mãe

Notícias Relacionadas

Família acusa Estado de negligência por morte de jovem em presídio no dia do aniversário de sua mãe

Cícero Junior Oliveira Dias, de 20 anos, que estava preso na Penitenciária Central de Cuiabá desde o dia 31 de agosto de 2016, morreu na noite da última terça-feira (26), por causa ainda desconhecida. O jovem havia sido diagnosticado com tuberculose, mas um laudo mais detalhado ainda deve esclarecer a real causa da morte. A família do jovem alega que o Estado foi negligente com o tratamento de Cícero, e por isso ele faleceu.

Desde a morte de Cícero, sua irmã Laura Dias vêm fazendo diversas postagens no Facebook, indignada com a morte do irmão. A família alega que Cícero contraiu tuberculose enquanto estava no presídio e que não teria recebido o tratamento adequado. No dia de sua morte, a irmã conta que ele chegou a ficar 10 horas em um camburão, sem água e comida.

“Ele ficou doente e segunda-feira era a audiência do meu irmão. Os agentes tiraram meu irmão do presídio era 9h da manhã ele só voltou às 19h e todo esse tempo ficou dentro do camburão da policia”, disse Laura em uma postagem.

O jovem morreu no dia do aniversário de sua mãe. Cícero estava preso por roubo qualificado, entre outros crimes, mas os familiares alegam que ele era inocente. A irmã afirma ainda que agora irá lutar por justiça. “Meu único irmão morreu por incompetentes. Por que não internaram?? Nem remédios os agentes davam”, alega Laura na rede social.

A Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh), negou as acusações feitas pela família de Cícero. Em nota enviada ao Olhar Direto, a Sejudh afirmou que o jovem foi diagnosticado com tuberculose em abril deste ano e desde então vem recebendo tratamento.

A Sejudh também nega que o jovem teria ficado 10 horas dentro de um camburão enquanto passava mal. A Secretaria informou que na terça-feira, Cícero apresentou náuseas, vômito, febre e disse que sentia fraqueza, e foi encaminhado à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do bairro Pascoal Ramos. O profissional médico que o atendeu na UPA não entendeu a necessidade de internação, e o jovem foi então medicado e reencaminhado à unidade prisional.

Na nota a Secretaria ainda afirma que no dia 29 de junho, em uma consulta médica, o preso relatou que estava tomando o remédio de forma irregular, que havia reduzido a dose por conta própria. O preso já tinha várias condenações que juntas somam 27 anos por quatro roubos e um homicídio

Leia a nota na íntegra:

Sejudh

O detento Cícero Junior Oliveira Dias, 20 anos, estava preso por roubo qualificado e deu entrada na Penitenciária Central de Cuiabá em 31/08/2016. Em relação às acusações da família, informamos que nenhuma procede, inclusive esta de que teria ficado por dez horas em uma viatura. Ele recebeu todo atendimento todas as vezes que necessitou. Abaixo seguem as informações mais detalhadas desde que ele foi diagnosticado com tuberculose.

A Secretaria de Justiça e Direitos Humanos esclarece que todos os procedimentos médicos e ambulatoriais foram tomados para atendimento do detento Cícero Junior Oliveira Dias, 20 anos, pela equipe de saúde da Penitenciária Central do Estado, em Cuiabá.

Cícero morreu na noite de terça-feira, 26 de setembro, de causa ainda desconhecida conforme laudo preliminar emitido pelo Instituto Médico Legal. Na unidade, o preso recebeu atendimento médico por uma unidade do Samu.

O preso se sentiu mal durante o dia de terça-feira, apresentando náuseas, vômito, febre e alegando fraqueza, e foi encaminhado à Unidade de Pronto Atendimento do bairro Pascoal Ramos. O profissional médico que o atendeu na UPA não entendeu a necessidade de internação, sendo medicado e reencaminhado à unidade prisional.

Cícero foi diagnosticado em abril deste ano com tuberculose e deste então vinha recebendo acompanhamento médico, inclusive foi trocado de ala na penitenciária, a pedido da equipe de saúde, para melhor atendimento. Os presos que são diagnosticados com tuberculose ficam em local isolado dos demais.

Todos os protocolos médicos para atendimento a paciente com esse tipo de patologia foram seguidos, inclusive com acompanhamento de pneumologista, como é realizado com os demais presos. São realizados os exames necessários, assim como a notificação obrigatória no Sistema Nacional de Agravos, do Ministério da Saúde.

Informamos que em atendimento com um dos profissionais médicos da Penitenciária, em 29/06/17, o preso relatou que estava tomando de forma irregular o medicamento para tuberculose e que reduziu o mesmo por conta própria

Todos os encaminhamentos e atendimentos a Cícero Junior estão documentados e foram informados às autoridades competentes.


Nesta semana, antes do preso vir a óbito, o mesmo conversou com o juiz corregedor da penitenciária, magistrado Geraldo Fidélis, que constatou o atendimento médico, que posteriormente foi relatado a familiares do detento.
Vinicius Mendes Olhar Direto



Nenhum comentário:

Todos os recados postados neste mural são de inteira responsabilidade do autor, os recados que não estiverem de acordo com as normas de éticas serão vetado por conter expressões ofensivas e/ou impróprias, denúncias sem provas e/ou de cunho pessoal ou por atingir a imagem de terceiros.

OUTUBRO ROSA & NOVEMBRO AZUL

OUTUBRO ROSA & NOVEMBRO AZUL
Nova Guarita Dia 30 de Outubro a partir das 19:30 horas no Pavilhão Comunitário

Agora em Nova Guarita você pode contar com Restaurante e Lanchonete Iza,

Agora em Nova Guarita você pode contar com Restaurante e Lanchonete Iza,
Restaurante e Lanchonete Iza, almoço com self-service, prato feito, prato por peso e todas as noites servindo lanches, pastéis e porções, as sextas feiras, espetinhos, sábado rodízio de caldos, e nos domingos almoço com rodízio de churrasco! Também temos sorveteria ao lado, com barcas de açaí, açaí na tigela e sorvetes em geral. Venha saborear as delicias do mais novo restaurante da Cidade, você não vai se arrepender! Ingredientes selecionados, amor no preparo e ótimo atendimento você só encontra aqui.

Sitio 3R. Grande produção de abacaxi no município de Nova Guarita

Sitio 3R. Grande produção de abacaxi no município de Nova Guarita
Nova Guarita, no sitio da família hoje conta-se com uma grande plantio tanto de melancia como de abacaxi. O plantio de abacaxi tem hoje em torno de dez mil pés pronto para colheita, quem se interessa compra em atacado ou varejo pode ligar no fone: 66984385460.

salão Studio mulher

salão Studio mulher
Studio mulher salão de beleza sempre cuidando da sua beleza Cortes feminino e masculino, química progressiva definitiva colagem hidratação e cauterização manicure e pé de Curi. E para você gestante ou crianças trabalhamos com a escova orgânica. Venha nos fazer uma visita E também com representação o boticário natura Avon e importados. O salão Studio mulher fica localizado NA Avenida dos migrante cento nº 911 Nova Guarita-MT

Panificadora e Confeitaria Doce Mania

Panificadora e Confeitaria Doce Mania
Quem conhece não discute. A Panificadora e Confeitaria Doce Mania é a melhor para sua clientela. Café da manhã, pães, bolos, doces, pizza pronta de vários sabores, todos os dias. Seja qual for o seu apetite, a padaria e confeitaria Doce Mania sempre tem algo para satisfazê-lo. Avenida dos migrantes centro Nova Guarita. Telefone: 66 3574 1141

TRIBOS BARTENDER

TRIBOS  BARTENDER
Leve um diferencial para sua festa de casamento, aniversário, formatura, debutante, eventos em geral surpreenda seus convidados com coquetéis e drinks diferenciados.

Primeiro e maior portal de notícias de Nova Guarita - MT

Primeiro e maior portal de notícias de Nova Guarita - MT

NOVATORRE CONSTRUÇÕES. Nova Guarita MT

NOVATORRE CONSTRUÇÕES. Nova Guarita MT
Entre em contato conosco e faça o seu orçamento, nosso lema é alicerçar sonhos e construir realidade. Não deixe pra depois, ligue agora mesmo (66)9624-0718 ou 8425-0106, nós temos os melhores produtos e serviços que você precisa para a sua obra

Jaykison S. Oliveira

Jaykison S. Oliveira
Agora você pode contar Jaykison S. Oliveira Contabilidade & informática: Travessa dos Parecis, 85, Setor Norte, Centro, Colider/MT Tel.: (66) 3541-468. Cel..: (66) 9614-9776 “Embora ninguém possa voltar atrás e fazer um novo começo, qualquer um pode começar agora e fazer um novo fim.”Chico Xavier

SILKA ATESANATO DE CONCRETO

SILKA ATESANATO DE CONCRETO
Em Nova Guarita, a empresa SILKA ARTEFATOS de CONCRETO, trabalha na Fabricação de produtos de concreto; na SILKA você encontra Ofertas incríveis de Vaso para flores, Tanque De Lavar Roupa. Cochos de confinamentos para gado, comedouros e bebedouros para animais, postes padrão de energia e redes de rebaixamento, tubos de metro, de 60, 40 cm, palanques, e postinhos de cimento para cerca, calçada sextavada de várias formas e tamanhos, também prestação serviços com munck... Venha para a Silka, garantimos os melhores preços da região nos faça uma visita e traga o seu orçamento; O endereço fica na Rua das Orquídeas em Nova Guarita MT. FONE: 66 8433-8278- 9691-9728.

CONTAL CONTABILIDADE

CONTAL CONTABILIDADE
Escrita Contábil, Fiscal e Trabalhista de empresas. Escrita Fiscal para Produtor Rural. Contratos e Declarações Fiscais. Contabilidade em Geral. Fone (66) 3574 1204/ 8412 3230

Bom negocio vende-se uma Moto Kasinski

Bom negocio vende-se uma Moto  Kasinski
Vende-se uma Moto Kasinski 250 CL GPR Original 13000 mil km. Ano 2011 modelo 2011 ligar para falar com Paulo Dill de morais na oficina JP Avenida dos migrante em frente a paróquia santo Antonio Nova Guarita MT Fone 66 84292984 / 66 96643103/6684358757

Faz Facil

Faz Facil
Avenida dos Migrantes centro Nova Guarita MT
Construtora Santo
Construtora Santo
Century
Century
Mecânica
Mecânica
Copyright © NG - Notícias de Nova Guarita
Nova Guarita - Mato Grosso - Brasil

Qualquer material nao pode ser publicado, transmitido, reescrito ou distribuido sem autorização

Tenha um site!