Notícias Gerais

ROTA DE ESCOAMENTO MATO GROSSO-PARÁ É MAIS VANTAJOSA ECONOMICAMENTE, DIZ PESQUISA

Notícias Relacionadas

Resultado de imagem para imagem do rio tapajosSegundo maior produtor de soja no mundo, atrás apenas dos Estados Unidos, no ano passado, o Brasil exportou 51,6 milhões de toneladas da oleaginosa, de acordo com o Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços. Em 2016-2017, o País deverá colher 113,923 milhões de toneladas, em uma área plantada de 33,9 milhões de hectares, de acordo com a Embrapa. A cada ano, a safra de soja tem aumentado e, com isso, os problemas recorrentes de logística para o escoamento da produção, que têm preocupado produtores e pesquisadores em busca de uma solução para reduzir as perdas, o custo do transporte e as emissões de gases de efeito estufa.
Umas das pesquisas, nesse sentido, realizada na Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, concluiu que a transformação da rota de exportação da soja brasileira, da região de Sorriso ao Porto de Santos (SP), em um corredor verde poderia diminuir em 55,5% as emissões de gás carbônico e em 84,8% as de óxido de nitrogênio. Mostrou, ainda, que iniciativa também ajudaria reduzir o tempo das viagens em 15,8%, o congestionamento na região portuária em 16,7% e o custo do transporte em 3,1%.

Segundo João Ferreira Netto, pesquisador do Centro de Inovação em Logística e Infraestrutura Portuária, do Departamento de Engenharia Naval e Oceânica da Poli-USP, a pesquisa é resultado de uma parceria com pesquisadores da Suécia, que já estudam os corredores verdes na Europa há alguns anos. “A parceria e o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ) nos permitiu conhecer melhor os princípios e estudos dos projetos europeus, in loco, e expandir os contatos com pesquisadores de alguns país da Europa, o que ajudou muito na conclusão da pesquisa”, informa.

João Ferreira Netto, pesquisador do Centro de Inovação em Logística e Infraestrutura Portuária da Poli-USP, afirma que ‘o maior volume de soja exportado para o Brasil é escoado via Santos, mas o corredor até o Pará é o que apresenta maior potencial porque utiliza grande trecho do modal hidroviário’.

Netto explica que estudou três rotas utilizadas para o escoamento da produção de soja e verificou que é possível implementar corredores verdes no País, apesar das sérias deficiências em infraestrutura. Segundo ele, o trecho com maior potencial para ser convertido em corredor verde é o de Sapezal-Santarém. “O maior volume de soja exportado para o Brasil é escoado via Santos, mas o corredor até o Pará é o que apresenta maior potencial porque utiliza grande trecho do modal hidroviário”, avalia. No entanto, de acordo com o pesquisador, o corredor é subutilizado porque os terminais não têm capacidade adequada.

Para ele, o corredor até Santos apresenta, hoje, os melhores indicadores de confiabilidade, pois tem menor probabilidade de atraso nas entregas, porque usa a ferrovia, além de apresentar maior rapidez. “Essa rota, porém, está sobrecarregada e o impacto causado na população de Santos pelo uso desse corredor nos períodos de safra é grande, por conta dos congestionamentos e das emissões causadas pelos caminhões que chegam ao porto”, acrescenta.
Na opinião do pesquisador, no caso do corredor Sorriso – Santos, por exemplo, o uso de veículos movidos a gás natural poderia reduzir em 70% as emissões de óxido nitroso e 12,5% as de gás carbônico. “O uso de unidades de carga e descarga automática e o carregamento intermodal, poderia reduzir o tempo de viagem em 7,1% e 8,7%, respectivamente”, calcula.

Além disso, ele afirma que se fosse adotada a tecnologia de recuperação da energia de frenagem e sistemas de energia a bordo no sistema ferroviário, a redução das emissões de gás carbônico ficaria próxima de 10%. “O o de caminhões híbridos (movidos a biodiesel ou eletricidade) diminuiria em 2% os custos e em 18,3% as emissões de gás carbônico.”

De acordo com o pesquisador, os benefícios dos corredores verdes se relacionam ao tripé da sustentabilidade, que são os aspectos econômicos, sociais e ambientais. Conforme explica, emm relação aos aspectos econômicos, os corredores verdes trazem maior eficiência fazendo com que as viagens sejam mais rápidas e apresentem melhor custo benefício para quem depende do frete, do ponto de vista social, ajudam a diminuir os impactos que os transportes trazem aos centros urbanos e, consequentemente, à vida das pessoas”, acrescenta.

Netto sustenta que o conceito de corredores verdes traz à tona uma preocupação com os efeitos das atividades de transporte ao meio ambiente, principalmente no que se refere à emissão de gases poluentes e causadores do efeito estufa.

“Para operar com corredores verdes no Brasil é necessário que haja uma mudança na forma como os organismos públicos e privados busquem maior eficiência nas operações para que estas aconteçam de forma a mitigar os impactos ambientais”, salienta. “Além disso, é preciso que haja investimentos em infraestrutura para transportes, o que inclui, terminais, melhorias nas vias utilizadas e maior rapidez nos processos de liberação das cargas.”


As informações da pesquisa foram divulgadas pela assessoria da Sociedade Nacional de Agricultura (SNA).
Agronotícias


Nenhum comentário:

Todos os recados postados neste mural são de inteira responsabilidade do autor, os recados que não estiverem de acordo com as normas de éticas serão vetado por conter expressões ofensivas e/ou impróprias, denúncias sem provas e/ou de cunho pessoal ou por atingir a imagem de terceiros.

Vidronova vidros e decorações

Vidronova vidros e decorações
Nova Guarita fone: 98467 3121:

XI FESCABG

XI FESCABG
Em Nova Guarita M,T

Agora em Nova Guarita você pode contar com Restaurante e Lanchonete Iza,

Agora em Nova Guarita você pode contar com Restaurante e Lanchonete Iza,
Restaurante e Lanchonete Iza, almoço com self-service, prato feito, prato por peso e todas as noites servindo lanches, pastéis e porções, as sextas feiras, espetinhos, sábado rodízio de caldos, e nos domingos almoço com rodízio de churrasco! Também temos sorveteria ao lado, com barcas de açaí, açaí na tigela e sorvetes em geral. Venha saborear as delicias do mais novo restaurante da Cidade, você não vai se arrepender! Ingredientes selecionados, amor no preparo e ótimo atendimento você só encontra aqui.

salão Studio mulher

salão Studio mulher
Studio mulher salão de beleza sempre cuidando da sua beleza Cortes feminino e masculino, química progressiva definitiva colagem hidratação e cauterização manicure e pé de Curi. E para você gestante ou crianças trabalhamos com a escova orgânica. Venha nos fazer uma visita E também com representação o boticário natura Avon e importados. O salão Studio mulher fica localizado NA Avenida dos migrante cento nº 911 Nova Guarita-MT

Panificadora e Confeitaria Doce Mania

Panificadora e Confeitaria Doce Mania
Quem conhece não discute. A Panificadora e Confeitaria Doce Mania é a melhor para sua clientela. Café da manhã, pães, bolos, doces, pizza pronta de vários sabores, todos os dias. Seja qual for o seu apetite, a padaria e confeitaria Doce Mania sempre tem algo para satisfazê-lo. Avenida dos migrantes centro Nova Guarita. Telefone: 66 3574 1141

TRIBOS BARTENDER

TRIBOS  BARTENDER
Leve um diferencial para sua festa de casamento, aniversário, formatura, debutante, eventos em geral surpreenda seus convidados com coquetéis e drinks diferenciados.

Primeiro e maior portal de notícias de Nova Guarita - MT

Primeiro e maior portal de notícias de Nova Guarita - MT

NOVATORRE CONSTRUÇÕES. Nova Guarita MT

NOVATORRE CONSTRUÇÕES. Nova Guarita MT
Entre em contato conosco e faça o seu orçamento, nosso lema é alicerçar sonhos e construir realidade. Não deixe pra depois, ligue agora mesmo (66)9624-0718 ou 8425-0106, nós temos os melhores produtos e serviços que você precisa para a sua obra

Jaykison S. Oliveira

Jaykison S. Oliveira
Agora você pode contar Jaykison S. Oliveira Contabilidade & informática: Travessa dos Parecis, 85, Setor Norte, Centro, Colider/MT Tel.: (66) 3541-468. Cel..: (66) 9614-9776 “Embora ninguém possa voltar atrás e fazer um novo começo, qualquer um pode começar agora e fazer um novo fim.”Chico Xavier

SILKA ATESANATO DE CONCRETO

SILKA ATESANATO DE CONCRETO
Em Nova Guarita, a empresa SILKA ARTEFATOS de CONCRETO, trabalha na Fabricação de produtos de concreto; na SILKA você encontra Ofertas incríveis de Vaso para flores, Tanque De Lavar Roupa. Cochos de confinamentos para gado, comedouros e bebedouros para animais, postes padrão de energia e redes de rebaixamento, tubos de metro, de 60, 40 cm, palanques, e postinhos de cimento para cerca, calçada sextavada de várias formas e tamanhos, também prestação serviços com munck... Venha para a Silka, garantimos os melhores preços da região nos faça uma visita e traga o seu orçamento; O endereço fica na Rua das Orquídeas em Nova Guarita MT. FONE: 66 8433-8278- 9691-9728.

CONTAL CONTABILIDADE

CONTAL CONTABILIDADE
Escrita Contábil, Fiscal e Trabalhista de empresas. Escrita Fiscal para Produtor Rural. Contratos e Declarações Fiscais. Contabilidade em Geral. Fone (66) 3574 1204/ 8412 3230

Bom negocio vende-se uma Moto Kasinski

Bom negocio vende-se uma Moto  Kasinski
Vende-se uma Moto Kasinski 250 CL GPR Original 13000 mil km. Ano 2011 modelo 2011 ligar para falar com Paulo Dill de morais na oficina JP Avenida dos migrante em frente a paróquia santo Antonio Nova Guarita MT Fone 66 84292984 / 66 96643103/6684358757

Faz Facil

Faz Facil
Avenida dos Migrantes centro Nova Guarita MT
Construtora Santo
Construtora Santo
Century
Century
Mecânica
Mecânica
Copyright © NG - Notícias de Nova Guarita
Nova Guarita - Mato Grosso - Brasil

Qualquer material nao pode ser publicado, transmitido, reescrito ou distribuido sem autorização

Tenha um site!