Notícias Gerais

Criança morre em MT por falta de médico

Notícias Relacionadas

Criança morre em MT por falta de médico
Foto:Reprodução
A funcionaria do posto de saúde disse que se fosse para UPA, em Cuiabá, a criança ia ter que esperar muito mais para ser atendida.
Menina de 3 anos e 11 meses passa mal e morre em Acorizal (62 km de Cuiabá, capital de MT) neste final de semana. O pai acusa equipe de plantonistas da unidade de saúde de negligência e diz que se os profissionais tivessem feito atendimento digno poderiam ter salvo a filha.

A família, muito abalada, se despediu de Kauane Vitória Santos Brito, na tarde desta segunda-feira (7). O velório ocorreu na casa da família e o enterro ocorreu por volta das 16h no cemitério da cidade.

O pai da menina, o autônomo Januário Cipriano da Silva Brito, 45, popularmente conhecido por Gaio, está revoltado, pois a menina, segundo ele, sempre foi saudável e de repente começou a ter febre e vômito. A mãe correu para a unidade de saúde e lá afirma que foi mal atendida por 3 funcionárias que estavam de plantão naquele dia.

“Quando ela chegou não tinha ninguém na recepção do postinho. Estavam todas no fundo. Minha mulher perguntou por que não tinha ninguém ali e a funcionária começou a discutir com ela ao invés de atender a minha filha. Disse que se fosse para UPA, em Cuiabá, ia ter que esperar muito mais para ser atendida”, conta o pai .

A mãe da menina, a dona de casa Edirce dos Santos, 32, que já estava nervosa por conta da filha, ficou indignada e levou a menina de volta para casa. O pai então ofereceu para a criança paracetamol que comprou em uma farmácia. A menina conseguiu dormir, mas acordava de tempos em tempos vomitando e com diarreia. Durante a madrugada o quadro se agravou.

“Ela não conseguia comer nada, só beber água e mesmo assim vomitava tudo. Fiquei desesperado, pedi para amigos para me levarem para Cuiabá, mas não consegui a carona”, revela. Pela manhã os pais voltaram na unidade de saúde onde outra equipe já havia assumido o plantão.

Diante da gravidade da situação, a ambulância do posto foi acionada para transferir a criança para Cuiabá, mas no caminho a criança morreu. A enfermeira que atendeu o caso ainda ligou para a equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) da Capital que foi se encontrar com a ambulância perto do Distrito da Guia, mas não teve tempo de fazer mais nada, pois a menina já estava morta.

O relatório médico do Serviço de Verificação de Óbito aponta que a causa da morte foi desidratação e gastroenterite aguda (infecção que atinge o sistema gastrointestinal ocasionando sinais e sintomas do aparelho como as diarreias, cólicas intestinais e vômitos).

“Acredito que se ela tivesse recebido soro nas primeiras horas que tinha vomitado não teria ficado tão desidratada e morrido”, avalia.
 CentroesteNews
Outro lado
A Secretaria de Comunicação (Secom) de Acorizal diz desconhecer negligência por parte dos servidores. Admite que não há médicos plantonistas na unidade aos finais de semana, por isso os casos mais graves são encaminhados para Cuiabá.

Diz ainda que a equipe plantonista, formada por uma enfermeira padrão, uma técnica de enfermagem e uma atendente, recebeu a mãe e a menina, procedeu com o atendimento e passou medicação para cortar a febre, mas a mãe da criança se negou a receber a medicação.
Explica que no dia seguinte a criança não apresentou melhora e foi acionda para fazer atendimento na casa da avó. A ambulância da unidade de saúde foi usada para fazer o translado até uma unidade de saúde de Cuiabá. O que não chegou a ser concluído, já que a menina morreu no meio do caminho.

Leia nota:
A Secretaria de Saúde de Acorizal, desconhece a acusação de negligência no atendimento de saúde prestado a menor Kauane Santos Brito. Consta no livro de registros de atendimentos da unidade que a os pais deram entrada com a criança no pronto atendimento as 16h45 de sábado (5). Consta que a criança passou por pré-consulta com a técnica em enfermagem Euzely de Jesus, que aferiu a temperatura da criança que estava em 39,8 C, encaminhando a mesma em seguida para a sala de medicação onde estava a enfermeira chefe Celina Maria de Jesus, que realiza atendimento a outros dois pacientes, e atendeu em seguida a criança. Após examinar a mesma e seguir para o preparo da medicação, a mãe da criança se levantou, retirando a menor da maca e recusou a medicação, dizendo que iria por conta própria para Cuiabá.
A enfermeira chefe, conta que ainda insistiu com a mãe para que permanecesse na unidade dada a febre alta que a criança estava, mas a mesma saiu e a medicação que já estava sendo preparada teve que ser descartada. Todo ocorrido foi presenciado pelos outros pacientes e por uma acompanhante que assinou o livro de registro de atendimentos da unidade onde foi relatado o ocorrido.

A equipe realizou o que prevê o protocolo de urgência e emergência que é aferir a temperatura e pressão arterial ( no caso de adultos), estabilizar o paciente para só então conduzi-lo a Cuiabá. No entanto os pais da menor Kauane recusaram o atendimento e retiraram a criança da unidade.
Conforme relato dos funcionários presentes no momento o pai da criança estava bastante exaltado na recepção da unidade de saúde e até proferiu palavras agressivas aos mesmos.

No dia seguinte, domingo (6) a equipe que estava pegando plantão foi acionada as 8h20 da manhã para realizar um atendimento fora da unidade. Foi relatado que se tratava de uma criança de 4 anos que estava vomitando e com diarreia. Ao chegar no local a equipe encontrou a criança desacordada, desidratada no colo da tia. A mesma foi atendida, recebeu oxigênio e a enfermeira tentou reanimar a criança com massagens, mas a menor não reagiu. A equipe partiu para Cuiabá com a criança e foi feito então o contato com o SAMU que encontrou com a ambulância no trajeto. Os paramédicos do SAMU tentaram por diversas vezes reanimar a crianças mas a mesma não resistiu e foi a óbito. O médico do Serviço Móvel foi quem informou ao pai da criança sobre o óbito.


Nenhum comentário:

Todos os recados postados neste mural são de inteira responsabilidade do autor, os recados que não estiverem de acordo com as normas de éticas serão vetado por conter expressões ofensivas e/ou impróprias, denúncias sem provas e/ou de cunho pessoal ou por atingir a imagem de terceiros.

vem para avon

vem para avon
seja uma revendedora

Agora em Nova Guarita você pode contar com Restaurante e Lanchonete Iza,

Agora em Nova Guarita você pode contar com Restaurante e Lanchonete Iza,
Restaurante e Lanchonete Iza, almoço com self-service, prato feito, prato por peso e todas as noites servindo lanches, pastéis e porções, as sextas feiras, espetinhos, sábado rodízio de caldos, e nos domingos almoço com rodízio de churrasco! Também temos sorveteria ao lado, com barcas de açaí, açaí na tigela e sorvetes em geral. Venha saborear as delicias do mais novo restaurante da Cidade, você não vai se arrepender! Ingredientes selecionados, amor no preparo e ótimo atendimento você só encontra aqui.

Sitio 3R. Grande produção de abacaxi no município de Nova Guarita

Sitio 3R. Grande produção de abacaxi no município de Nova Guarita
Nova Guarita, no sitio da família hoje conta-se com uma grande plantio tanto de melancia como de abacaxi. O plantio de abacaxi tem hoje em torno de dez mil pés pronto para colheita, quem se interessa compra em atacado ou varejo pode ligar no fone: 66984385460.

salão Studio mulher

salão Studio mulher
Studio mulher salão de beleza sempre cuidando da sua beleza Cortes feminino e masculino, química progressiva definitiva colagem hidratação e cauterização manicure e pé de Curi. E para você gestante ou crianças trabalhamos com a escova orgânica. Venha nos fazer uma visita E também com representação o boticário natura Avon e importados. O salão Studio mulher fica localizado NA Avenida dos migrante cento nº 911 Nova Guarita-MT

Panificadora e Confeitaria Doce Mania

Panificadora e Confeitaria Doce Mania
Quem conhece não discute. A Panificadora e Confeitaria Doce Mania é a melhor para sua clientela. Café da manhã, pães, bolos, doces, pizza pronta de vários sabores, todos os dias. Seja qual for o seu apetite, a padaria e confeitaria Doce Mania sempre tem algo para satisfazê-lo. Avenida dos migrantes centro Nova Guarita. Telefone: 66 3574 1141

Designer de unhas de fibra de vidro

Designer  de unhas de fibra de vidro
Terra Nova do Norte MT

Serralheria M.Maciel

Serralheria M.Maciel
Terra Nova do Norte

TRIBOS BARTENDER

TRIBOS  BARTENDER
Leve um diferencial para sua festa de casamento, aniversário, formatura, debutante, eventos em geral surpreenda seus convidados com coquetéis e drinks diferenciados.

Primeiro e maior portal de notícias de Nova Guarita - MT

Primeiro e maior portal de notícias de Nova Guarita - MT

NOVATORRE CONSTRUÇÕES. Nova Guarita MT

NOVATORRE CONSTRUÇÕES. Nova Guarita MT
Entre em contato conosco e faça o seu orçamento, nosso lema é alicerçar sonhos e construir realidade. Não deixe pra depois, ligue agora mesmo (66)9624-0718 ou 8425-0106, nós temos os melhores produtos e serviços que você precisa para a sua obra

Jaykison S. Oliveira

Jaykison S. Oliveira
Agora você pode contar Jaykison S. Oliveira Contabilidade & informática: Travessa dos Parecis, 85, Setor Norte, Centro, Colider/MT Tel.: (66) 3541-468. Cel..: (66) 9614-9776 “Embora ninguém possa voltar atrás e fazer um novo começo, qualquer um pode começar agora e fazer um novo fim.”Chico Xavier

SILKA ATESANATO DE CONCRETO

SILKA ATESANATO DE CONCRETO
Em Nova Guarita, a empresa SILKA ARTEFATOS de CONCRETO, trabalha na Fabricação de produtos de concreto; na SILKA você encontra Ofertas incríveis de Vaso para flores, Tanque De Lavar Roupa. Cochos de confinamentos para gado, comedouros e bebedouros para animais, postes padrão de energia e redes de rebaixamento, tubos de metro, de 60, 40 cm, palanques, e postinhos de cimento para cerca, calçada sextavada de várias formas e tamanhos, também prestação serviços com munck... Venha para a Silka, garantimos os melhores preços da região nos faça uma visita e traga o seu orçamento; O endereço fica na Rua das Orquídeas em Nova Guarita MT. FONE: 66 8433-8278- 9691-9728.

CONTAL CONTABILIDADE

CONTAL CONTABILIDADE
Escrita Contábil, Fiscal e Trabalhista de empresas. Escrita Fiscal para Produtor Rural. Contratos e Declarações Fiscais. Contabilidade em Geral. Fone (66) 3574 1204/ 8412 3230

Bom negocio vende-se uma Moto Kasinski

Bom negocio vende-se uma Moto  Kasinski
Vende-se uma Moto Kasinski 250 CL GPR Original 13000 mil km. Ano 2011 modelo 2011 ligar para falar com Paulo Dill de morais na oficina JP Avenida dos migrante em frente a paróquia santo Antonio Nova Guarita MT Fone 66 84292984 / 66 96643103/6684358757

Faz Facil

Faz Facil
Avenida dos Migrantes centro Nova Guarita MT
Construtora Santo
Construtora Santo
Century
Century
Mecânica
Mecânica
Copyright © NG - Notícias de Nova Guarita
Nova Guarita - Mato Grosso - Brasil

Qualquer material nao pode ser publicado, transmitido, reescrito ou distribuido sem autorização

Tenha um site!