Notícias Gerais

Câmara tira mandato de vereador sob acusação de extorsão e agiotagem

Notícias Relacionadas


Fernando Brandão teve apenas o próprio voto contra no processo que cassou seu mandato
Um dos 3 vereadores de Sinop da atual legislatura que conseguiram se reeleger acaba de ser cassado por seus pares. Fernando Brandão (PR), vereador de terceiro mandato, reeleito com 1.494 votos, está afastado da função. O processo de perda do cargo foi votado na noite dessa segunda-feira (14), durante sessão ordinária da Câmara de vereadores. Dos 15 vereadores, 13 foram favoráveis ao projeto de resolução 007/2017, que decreta a perda do mandato. Hedvaldo Costa (PR), se absteve. O único voto contrário foi do próprio vereador.

O projeto de resolução 007/2017 foi alicerçado no relatório final da Comissão processante de ética e decoro parlamentar, responsável pela investigação da denúncia de prática de Mensalinho. A denúncia, realizada por um site de notícias, dava conta que Brandão cobrava parte dos salários de alguns servidores por ele indicados. O relatório de 68 páginas foi lido na integra. O documento narra situações envolvendo 3 ex-servidores da Câmara de Sinop, sendo dois ex-assessores diretos do vereador – Sivanildo Lucena e Weder Moura Zemuner - e o terceiro lotado no cargo comissionado de ouvidor, Nilza Assunção de Oliveira, que são os denunciantes de Brandão. Conforme o relatório, o vereador teria recebido vantagens indevidas desses servidores a partir de sua chefe de gabinete, a assessora parlamentar nível 2, Viviane Bugarelli.

As 3 situações são distintas. Sivanildo disse à comissão que foi obrigado a repassar o seu primeiro salário, de forma integral, cerca de R$ 2,3 mil, à Viviane Bugarelli, mediante ordem que teria sido expedida por Brandão. Weder declarou que não era “assessor parlamentar” de Brandão e sim um “officeboy de luxo”, sendo pago pela Câmara, mas executando serviços de cunho pessoal ao vereador, como compras em supermercados, pagar contas pessoais e buscar seus filhos na escola. O depoimento mais contundente colhido pela comissão foi de Nilza Assunção, lotada no cargo comissionado de ouvidora da Câmara. Ela afirmou que durante um longo período de 2016 e 2017, repassou parte do seu salário para a chefe de gabinete de Brandão. O montante ultrapassaria R$ 15 mil. Para a comissão, Viviane disse que os valores recebidos eram referentes a um empréstimo pessoal que ela fez para Nilza.

O relatório final apontou 7 violações cometidas por Brandão, sendo: causar dano ao erário com informações falsas no livro ponto; atentou contra os princípios da administração pública; permitiu que assessores não contratados pela Câmara atuassem em seu gabinete; abusou do poder ao usar de servidores da câmara para fins pessoais; agiu de forma ativa, passiva e omissa em condutas ilegais, imorais e antiéticas; foi omisso e passivo realizando atividades que não fazem parte da sua função e abusando da carga horária dos seus servidores; e, por fim, foi omisso e passivo ante a prática de extorsão de parte ou todo o salário de servidores e/ou prática de agiotagem.

O último argumento foi o principal motivador do processo de perda de mandato. Alguns vereadores, incluindo o presidente da Câmara, Ademir Bortoli (PMDB), citaram esse item para justificar o seu voto.

Para que Brandão perdesse seu mandato eram necessários 10 votos (maioria absoluta). Adenilson Rocha (PSDB), Ademir Bortoli (PMDB), Billy Dal’Bosco (PR), Dilmair Callegaro (PSDB), Célio Garcia (DEM), Professora Branca (PR), Joacir Testa (PDT), Leonardo Viseira (PP), Joaninha (PMDB), Tony Lennon (PMDB), Lindomar Guida (PMDB), Maria José (PMDB), e Luciano Chitolina (PSDB), foram favoráveis a condenação de Brandão.

O vereador já declarou que irá recorrer da decisão na justiça, solicitando a nulidade da sessão. Já tramita no judiciário uma ação movida pelos advogados de Brandão, argumentando vícios no processo. Caso tenha um julgamento de mérito a seu favor, o vereador pode reverter a posição da Câmara.


O primeiro suplente do PR é Remídio Kuntz, ex-presidente da Câmara, atualmente secretário de Obras de Sinop. Ele fez 931votos no último pleito. Caso decida permanecer como secretário, a Câmara deverá convocar o segundo suplente, Agnaldo do Alto da Glória, que fez 903 votos na eleição passada.

A defesa de Brandão.


Vilson Paulo Vargas, advogado de Brandão

O vereador teve duas horas para apresentar a sua defesa, durante a sessão da Câmara. Boa parte desse expediente foi utilizada pelo advogado Vilson Paulo Vargas. Em sua sustentação, Vargas alertou os vereadores sobre as falhas procedimentais que existem no processo. A começar pelo termo que a Câmara estava utilizando para punir Brandão.

Conforme o advogado, o projeto de resolução trata da “perda do mandato” e não da “cassação do mandato”. O que parece apenas um joguete de sinônimos é, segundo Vargas, um conflito de competência. “A Câmara não tem autoridade para julgar sobre a perda de mandato. Esse é um assunto que cabe a justiça comum. O que a Câmara pode é cassar o mandato, que não é o que versa nesse projeto de resolução que está sendo votado”, argumentou.

Toda a linha de defesa de Vargas não foi desmentindo se houve ou não “Mensalinho”. O advogado sustentou seus argumentos na tese de que, se a intenção da Câmara é cassar o vereador, tal procedimento foi feito de forma errada. “O poder legislativo está julgando e processando o vereador por extorsão e agiotagem? Crimes comuns? Com o perdão da palavra, vereadores, mas que deu esse poder para vocês?”, indagou. Para Vargas, tais acusações são da esfera criminal e devem ser processadas pelo órgão competente, que é o Ministério Público, e julgadas pela Justiça. “Isso faz dessa sessão da Câmara um tribunal de exceção”, completou.

Para o advogado, tal processo contra Brandão, da forma como foi conduzido, deveria ser arquivado. O que nada impediria de que as mesmas denúncias e eventuais provas coletadas fossem utilizadas como objeto em um novo processo de cassação de mandato, construído dentro do que apregoa o regimento interno da Câmara.

Moradores do Jardim do Ouro participaram em peso da sessão, pedindo a cassação de Brandão
Após a defesa “técnica” do advogado, Brandão fez uso da palavra, referendando os argumentos e pedindo, formalmente, para que Bortoli suspendesse a sessão e anulasse o processo. O presidente da Câmara apenas solicitou que Brandão continuasse com sua defesa. Em seu favor, Brandão disse que não há provas contundentes que incriminem ele ou sua assessora e que todos os pontos listados no relatório da comissão são falácias, “intrigas de servidores” ou, na melhor das hipóteses, indícios. “Estão me julgando por picuinha e bate-boca de funcionários. Não há provas no processo o que há é acusação de ex-servidores, que nem estão mais na Câmara. Um deles, o Sivanildo, foi ouvido pela comissão por telefone. Ou seja, nem sabemos se foi ele mesmo quem estava falando”, pontuou o vereador.

Depois da decisão final, Brandão disse que está tranqüilo e que, apesar da repercussão que o assunto teve frente a sociedade, pretende reverter a decisão do legislativo na Justiça.

Fonte: Jamerson Miléski


Nenhum comentário:

Todos os recados postados neste mural são de inteira responsabilidade do autor, os recados que não estiverem de acordo com as normas de éticas serão vetado por conter expressões ofensivas e/ou impróprias, denúncias sem provas e/ou de cunho pessoal ou por atingir a imagem de terceiros.

Vidronova vidros e decorações

Vidronova vidros e decorações
Nova Guarita fone: 98467 3121:

XI FESCABG

XI FESCABG
Em Nova Guarita M,T

Agora em Nova Guarita você pode contar com Restaurante e Lanchonete Iza,

Agora em Nova Guarita você pode contar com Restaurante e Lanchonete Iza,
Restaurante e Lanchonete Iza, almoço com self-service, prato feito, prato por peso e todas as noites servindo lanches, pastéis e porções, as sextas feiras, espetinhos, sábado rodízio de caldos, e nos domingos almoço com rodízio de churrasco! Também temos sorveteria ao lado, com barcas de açaí, açaí na tigela e sorvetes em geral. Venha saborear as delicias do mais novo restaurante da Cidade, você não vai se arrepender! Ingredientes selecionados, amor no preparo e ótimo atendimento você só encontra aqui.

salão Studio mulher

salão Studio mulher
Studio mulher salão de beleza sempre cuidando da sua beleza Cortes feminino e masculino, química progressiva definitiva colagem hidratação e cauterização manicure e pé de Curi. E para você gestante ou crianças trabalhamos com a escova orgânica. Venha nos fazer uma visita E também com representação o boticário natura Avon e importados. O salão Studio mulher fica localizado NA Avenida dos migrante cento nº 911 Nova Guarita-MT

Panificadora e Confeitaria Doce Mania

Panificadora e Confeitaria Doce Mania
Quem conhece não discute. A Panificadora e Confeitaria Doce Mania é a melhor para sua clientela. Café da manhã, pães, bolos, doces, pizza pronta de vários sabores, todos os dias. Seja qual for o seu apetite, a padaria e confeitaria Doce Mania sempre tem algo para satisfazê-lo. Avenida dos migrantes centro Nova Guarita. Telefone: 66 3574 1141

TRIBOS BARTENDER

TRIBOS  BARTENDER
Leve um diferencial para sua festa de casamento, aniversário, formatura, debutante, eventos em geral surpreenda seus convidados com coquetéis e drinks diferenciados.

Primeiro e maior portal de notícias de Nova Guarita - MT

Primeiro e maior portal de notícias de Nova Guarita - MT

NOVATORRE CONSTRUÇÕES. Nova Guarita MT

NOVATORRE CONSTRUÇÕES. Nova Guarita MT
Entre em contato conosco e faça o seu orçamento, nosso lema é alicerçar sonhos e construir realidade. Não deixe pra depois, ligue agora mesmo (66)9624-0718 ou 8425-0106, nós temos os melhores produtos e serviços que você precisa para a sua obra

Jaykison S. Oliveira

Jaykison S. Oliveira
Agora você pode contar Jaykison S. Oliveira Contabilidade & informática: Travessa dos Parecis, 85, Setor Norte, Centro, Colider/MT Tel.: (66) 3541-468. Cel..: (66) 9614-9776 “Embora ninguém possa voltar atrás e fazer um novo começo, qualquer um pode começar agora e fazer um novo fim.”Chico Xavier

SILKA ATESANATO DE CONCRETO

SILKA ATESANATO DE CONCRETO
Em Nova Guarita, a empresa SILKA ARTEFATOS de CONCRETO, trabalha na Fabricação de produtos de concreto; na SILKA você encontra Ofertas incríveis de Vaso para flores, Tanque De Lavar Roupa. Cochos de confinamentos para gado, comedouros e bebedouros para animais, postes padrão de energia e redes de rebaixamento, tubos de metro, de 60, 40 cm, palanques, e postinhos de cimento para cerca, calçada sextavada de várias formas e tamanhos, também prestação serviços com munck... Venha para a Silka, garantimos os melhores preços da região nos faça uma visita e traga o seu orçamento; O endereço fica na Rua das Orquídeas em Nova Guarita MT. FONE: 66 8433-8278- 9691-9728.

CONTAL CONTABILIDADE

CONTAL CONTABILIDADE
Escrita Contábil, Fiscal e Trabalhista de empresas. Escrita Fiscal para Produtor Rural. Contratos e Declarações Fiscais. Contabilidade em Geral. Fone (66) 3574 1204/ 8412 3230

Bom negocio vende-se uma Moto Kasinski

Bom negocio vende-se uma Moto  Kasinski
Vende-se uma Moto Kasinski 250 CL GPR Original 13000 mil km. Ano 2011 modelo 2011 ligar para falar com Paulo Dill de morais na oficina JP Avenida dos migrante em frente a paróquia santo Antonio Nova Guarita MT Fone 66 84292984 / 66 96643103/6684358757

Faz Facil

Faz Facil
Avenida dos Migrantes centro Nova Guarita MT
Construtora Santo
Construtora Santo
Century
Century
Mecânica
Mecânica
Copyright © NG - Notícias de Nova Guarita
Nova Guarita - Mato Grosso - Brasil

Qualquer material nao pode ser publicado, transmitido, reescrito ou distribuido sem autorização

Tenha um site!