Alta Floresta e mais cinco municípios registram clima de deserto

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), um nível considerado aceitável deve estar acima dos 30%
A Defesa Civil emitiu boletim na segunda-feira (31) alertando para a baixa umidade do ar em 6 municípios mato-grossenses que pode variar de 20% a 12%, ou seja, níveis semelhantes aos registrados em desertos.
O alerta foi emitido para 6 cidades de Mato Grosso, entre esses Alta Floresta, Alto Paraguai, Apiacás, Arenápolis, Aripuanã e Brasnorte. 
Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), um nível considerado aceitável deve estar acima dos 30%. Entre 12% e 20% de umidade é classificado como estado de atenção.
Em situações de clima seco e baixa umidade os cuidados com a saúde começam sempre com uma boa hidratação e alimentação saudável.
No estágio de alerta a umidade se encontra entre 12 e 20%, quando se acrescenta à lista de recomendações anteriores a total eliminação de exercícios físicos sob o sol das 10 às 16 horas, a não formação de multidões em recintos fechados, a utilização de soro fisiológico nos olhos e no nariz.
Com a umidade abaixo de 12%, chega-se ao estado de emergência. Nesta etapa é necessária, além de todas as prescrições inerentes aos outros níveis, a suspensão de qualquer tarefa realizada ao ar livre no horário das 10 às 16 horas, a interrupção de práticas que impliquem na reunião de indivíduos em locais cerrados, como salas de aulas, cinemas, entre outros, no mesmo período temporal, entre outras necessidades básicas.
Sintomas preocupantes são: o sangramento do nariz, a pele extremamente seca, olhos inflamados; além disso, este evento climático predispõe cardíacos e hipertensos a infartos e derrames. Hospitais e pronto-socorros costumam ficar repletos de pacientes com as mais variadas queixas nestes períodos. Hoje as regiões sudeste e centro-oeste são as que mais sofrem com esta situação.

E se precisar, o telefone da Defesa Civil é 199.

Gazeta Digital

Nenhum comentário:

Todos os recados postados neste mural são de inteira responsabilidade do autor, os recados que não estiverem de acordo com as normas de éticas serão vetado por conter expressões ofensivas e/ou impróprias, denúncias sem provas e/ou de cunho pessoal ou por atingir a imagem de terceiros.

Tecnologia do Blogger.