Notícias Gerais

Comunidades do Xingu receberão escolas idealizadas por indígenas da região

Notícias Relacionadas

Comunidades do Xingu receberão escolas idealizadas por indígenas da região

Respeitando padrões internacionais de sustentabilidade e em consonância com a cultura e tradição das etnias locais, comunidades do Xingu passarão em breve pela implantação de escolas estaduais indígenas. A expectativa pela concretização do “Escola Sonhada”, como os indígenas batizaram o projeto que eles mesmos conceberam, teve, enfim, uma resposta após a reunião ocorrida na terça-feira (6). O encontro contou com representantes do Governo do Estado, lideranças do Xingu, Ministério Público Estadual (MPE) e associações parceiras.
Ali ficou estabelecido que, a partir do dia 12 de junho, representantes da Secretaria de Educação, Esporte e Lazer (Seduc), acompanhados pelo MPE e outras instituições envolvidas, vão fazer uma expedição para identificar as demandas e traçar um diagnóstico do que é preciso para viabilizar a construção e reforma das unidades escolares do Alto Xingu, que congrega nove das 26 etnias do Território Indígena do Xingu (TIX).

O projeto é uma iniciativa da Promotoria de Justiça Especializada da Bacia Hidrográfica do Xingu Sul e abrangerá, numa primeira fase, todo o alto Xingu. E, posteriormente, poderá se estender ao restante do Território Indígena. “Essa é uma das grandes lutas dos caciques. Alguns morreram lutando. Falaram para eles que iam construir e até hoje nada”, recorda Kuya Waurá, diretor da escola indígena da aldeia Piyulaga, do povo Wauja.

Apesar de outros governos não terem cumprido suas promessas, o governador Pedro Taques, segundo a assessora da Seduc presente na reunião, Carla Rocha, “já autorizou e ordenou a construção dessas escolas”. Além disso, a Seduc, sob responsabilidade do secretário Marco Marrafon, assegura que todo o processo será pautado no diálogo. “Tudo que for feito vai ser aprovado e decidido em conjunto com as comunidades indígenas”, ressalta Carla.

Logística Singular

Ela também acrescentou que “só falta viabilizar o projeto, porque a principal dificuldade é a logística. O Xingu é uma situação atípica”. A situação citada é referente à dificuldade de acesso ao TIX, pois só é possível adentrar via embarcações ou aviões.“Tudo que se constrói lá dentro é muito complicado. Levar o material até lá é mais caro do que fazer a obra”, complementa a promotora Solange Linhares, que desenvolve diversos projetos com povos do Xingu.

Portanto, as peculiaridades da logística dificultam a realização e elevam consideravelmente o custo das obras, o que espanta possíveis interessados em realiza-la. “Não aparecem empreiteiras interessadas em fazer escolas no meio do Xingu. Então estamos tentando um projeto alternativo”, comenta Carla.

Ela se refere ao “Escola Sonhada”, que propõe a utilização de matéria-prima local e técnicas inovadoras de construção. Além disso, com disponibilização de apoio técnico e formação, as obras seriam realizadas pelas próprias comunidades, seja por meio de mutirões ou mão de obra contratada.

E, apesar da falta de recursos oriundos do Governo Federal, o projeto pode ser viabilizado graças à parceria entre MPE, Governo do Estado, Fundação Nacional do Índio (FUNAI), Território Etno Educacional do Xingu (TEEX), Associação Terra Indígena do Xingu (ATIX), Instituto Sociaoambiental (ISA) e Instituto Homem Brasileiro (IHB).

“Escola Sonhada”

De acordo com Solange Linhares, trata-se de um modelo de escola idealizado pelas comunidades locais e apresentado como projeto arquitetônico. A planta faz alusão à imagem de um Cocar (elemento típico da indumentária indígena).

Foi proposto a utilização de material ecologicamente correto (paredes de adobe e tijolos/telhas de barro), o que facilitaria, principalmente, a questão da logística, já que tudo seria produzido e realizado pelos próprios indígenas.

Solange argumenta que, em cidades, é frequente a depredação de escolas, pois não há envolvimento e participação durante a fase de construção. “Quando a comunidade participa da elaboração do projeto e, depois, de sua concepção, a chance da criação de um vínculo afetivo com a escola é muito maior”


Além disso, “no Xingu, as aldeias são tradicionais. São ocas construídas com sapê. Então não vamos ter um prédio do mundo branco lá dentro”. Levando em consideração estes preceitos, conclui Solange, se mantém “as características culturais e arquitetônicas próprias das aldeias”, que, de fato, são as mais adequadas, pois se trata de uma região de Mato Grosso onde não existe rede elétrica.

Olhar Direto
André Garcia Santana


Nenhum comentário:

Todos os recados postados neste mural são de inteira responsabilidade do autor, os recados que não estiverem de acordo com as normas de éticas serão vetado por conter expressões ofensivas e/ou impróprias, denúncias sem provas e/ou de cunho pessoal ou por atingir a imagem de terceiros.

Vidronova vidros e decorações

Vidronova vidros e decorações
Nova Guarita fone: 98467 3121:

XI FESCABG

XI FESCABG
Em Nova Guarita M,T

Agora em Nova Guarita você pode contar com Restaurante e Lanchonete Iza,

Agora em Nova Guarita você pode contar com Restaurante e Lanchonete Iza,
Restaurante e Lanchonete Iza, almoço com self-service, prato feito, prato por peso e todas as noites servindo lanches, pastéis e porções, as sextas feiras, espetinhos, sábado rodízio de caldos, e nos domingos almoço com rodízio de churrasco! Também temos sorveteria ao lado, com barcas de açaí, açaí na tigela e sorvetes em geral. Venha saborear as delicias do mais novo restaurante da Cidade, você não vai se arrepender! Ingredientes selecionados, amor no preparo e ótimo atendimento você só encontra aqui.

salão Studio mulher

salão Studio mulher
Studio mulher salão de beleza sempre cuidando da sua beleza Cortes feminino e masculino, química progressiva definitiva colagem hidratação e cauterização manicure e pé de Curi. E para você gestante ou crianças trabalhamos com a escova orgânica. Venha nos fazer uma visita E também com representação o boticário natura Avon e importados. O salão Studio mulher fica localizado NA Avenida dos migrante cento nº 911 Nova Guarita-MT

Panificadora e Confeitaria Doce Mania

Panificadora e Confeitaria Doce Mania
Quem conhece não discute. A Panificadora e Confeitaria Doce Mania é a melhor para sua clientela. Café da manhã, pães, bolos, doces, pizza pronta de vários sabores, todos os dias. Seja qual for o seu apetite, a padaria e confeitaria Doce Mania sempre tem algo para satisfazê-lo. Avenida dos migrantes centro Nova Guarita. Telefone: 66 3574 1141

TRIBOS BARTENDER

TRIBOS  BARTENDER
Leve um diferencial para sua festa de casamento, aniversário, formatura, debutante, eventos em geral surpreenda seus convidados com coquetéis e drinks diferenciados.

Primeiro e maior portal de notícias de Nova Guarita - MT

Primeiro e maior portal de notícias de Nova Guarita - MT

NOVATORRE CONSTRUÇÕES. Nova Guarita MT

NOVATORRE CONSTRUÇÕES. Nova Guarita MT
Entre em contato conosco e faça o seu orçamento, nosso lema é alicerçar sonhos e construir realidade. Não deixe pra depois, ligue agora mesmo (66)9624-0718 ou 8425-0106, nós temos os melhores produtos e serviços que você precisa para a sua obra

Jaykison S. Oliveira

Jaykison S. Oliveira
Agora você pode contar Jaykison S. Oliveira Contabilidade & informática: Travessa dos Parecis, 85, Setor Norte, Centro, Colider/MT Tel.: (66) 3541-468. Cel..: (66) 9614-9776 “Embora ninguém possa voltar atrás e fazer um novo começo, qualquer um pode começar agora e fazer um novo fim.”Chico Xavier

SILKA ATESANATO DE CONCRETO

SILKA ATESANATO DE CONCRETO
Em Nova Guarita, a empresa SILKA ARTEFATOS de CONCRETO, trabalha na Fabricação de produtos de concreto; na SILKA você encontra Ofertas incríveis de Vaso para flores, Tanque De Lavar Roupa. Cochos de confinamentos para gado, comedouros e bebedouros para animais, postes padrão de energia e redes de rebaixamento, tubos de metro, de 60, 40 cm, palanques, e postinhos de cimento para cerca, calçada sextavada de várias formas e tamanhos, também prestação serviços com munck... Venha para a Silka, garantimos os melhores preços da região nos faça uma visita e traga o seu orçamento; O endereço fica na Rua das Orquídeas em Nova Guarita MT. FONE: 66 8433-8278- 9691-9728.

CONTAL CONTABILIDADE

CONTAL CONTABILIDADE
Escrita Contábil, Fiscal e Trabalhista de empresas. Escrita Fiscal para Produtor Rural. Contratos e Declarações Fiscais. Contabilidade em Geral. Fone (66) 3574 1204/ 8412 3230

Bom negocio vende-se uma Moto Kasinski

Bom negocio vende-se uma Moto  Kasinski
Vende-se uma Moto Kasinski 250 CL GPR Original 13000 mil km. Ano 2011 modelo 2011 ligar para falar com Paulo Dill de morais na oficina JP Avenida dos migrante em frente a paróquia santo Antonio Nova Guarita MT Fone 66 84292984 / 66 96643103/6684358757

Faz Facil

Faz Facil
Avenida dos Migrantes centro Nova Guarita MT
Construtora Santo
Construtora Santo
Century
Century
Mecânica
Mecânica
Copyright © NG - Notícias de Nova Guarita
Nova Guarita - Mato Grosso - Brasil

Qualquer material nao pode ser publicado, transmitido, reescrito ou distribuido sem autorização

Tenha um site!