Notícias Gerais

20 médicos cubanos chegam a MT para cumprir 'missão humanitária

Notícias Relacionadas


Profissionais fizeram 6 anos de Medicina e 3 de especialização em clínica geral, já atuando junto aos mais pobres
Ravier vai trabalhar com indígenas
Mostrando-se animados e emocionados, mais 13 médicos cubanos chegaram em Cuiabá nesta quarta-feira (21) e outros 7 desembarcam na capital nesta semana para compor equipe do programa federal Mais Médicos.

Com estes, agora são 161 profissionais cubanos em Mato Grosso, de um total de 228 inseridos no programa no Estado.

Dos 20 novos integrantes, 2 são mulheres e 18 homens.
Entre os homens está Ravier Riveira, 33. "Estamos muito emocionados por trabalhar aqui, no meu caso com Xavantes", informa. Esta será uma experiência inédita na vida dele. Explica que estudou sobre a vida dos indígenas e a língua portuguesa e que, antes de atuar, fez 6 anos de faculdade de Medicina, mais 3 anos de especialização em clínica geral, prestando serviços a comunidades cubanas e também na Venezuela, ajudando às populações mais pobres. "Desde a escola, nos preparamos sobre o caráter humanista, não comercial. Medicina não é comércio, mas uma prática humanista", comenta.

Riveria ressalta que vai sentir muitas saudades da família, nos 3 anos em que deve atuar em MT, mas afirma que a família entende que tem uma "missão importante".

Diz ainda que Cuba é uma nação internacionalista e que na faculdade de Medicina já cogitam a possibilidade de, após formados, irem atuar em favor de populações em situação de vulnerabilidade no mundo.

Durante um mês, eles passaram por uma capacitação em Brasília, inclusive de adaptação à língua e nesta quarta-feira fazem mais uma qualificação sobre a realidade local, seguindo, já amanhã (22), para os municípios onde vão atuar.
Regina coordena o programa

Confira os municípios e a quantidade de profissionais:

Água Boa (2)
Barra do Garças (1)
Brasnorte (1)
Colíder (1)
Juina (1)
Mirassol D´Oeste (1)
Nova Canaã do Norte (1)
Pontes e Lacerda (1)
Porto Espiridião (1)
Sorriso (1)
Tabaporã (1)
Tangará da Serra (5)
Vila Riva (1)
DSEI Xavante (1)

Avaliação                      
Este é o 14 ciclo do programa, a cada ciclo chegam novos médicos.

Os primeiros que chegaram ao Brasil foram criticados, inclusive por entidades médicas, que questionaram o preparo para atuarem no país, tendo tido formação em outro.

Porém, após 3 anos de adesão ao programa, a avaliação da conduta destes profissionais no Estado é "muito positiva", como afirma a enfermeira Regina Amorim, coordenadora de atenção primária da Secretaria de Estado de Saúde (SES) e coordenadora da comissão estadual do Mais Médicos.

"Os cubanos já trazem uma formação voltada para atenção primária à saúde, para o atendimento da população, da promoção da saúde, evitando que as pessoas fiquem doentes, porque hoje o foco é a doença, é o hospital, é a UTI, são os exames caros e complexos, mas por que nossa população chega a este nível de problema? Por que não foi feito todo um trabalho de prevenção. Por que quando a gente trata o problema no início, você não precisa gastar recursos financeiros astronômicos em uma atenção mais complexa", ressalta Regina

Segundo ela, do jeito que o atendimento médico geral está, "não há dinheiro que chegue para dar conta de atender todos os problemas".

Uma comissão com representação da SES, da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), do conselho dos secretários municipais de saúde, dos DSEIs e dos cubanos, acompanha o trabalho do programa e emite relatórios.

Acordo

O Ministério da Saúde garante aos médicos cubanos uma bolsa mensal de R$ 11.990 e uma ajuda de custo para se instalarem nos municípios, além de um curso de especialização em saúde da família.

Já os municípios contemplados fornecem alimentação e moradia e também transporte até o local onde o profissional irá desenvolver seu trabalho.
Keka Werneck, repórter do GD


Nenhum comentário:

Todos os recados postados neste mural são de inteira responsabilidade do autor, os recados que não estiverem de acordo com as normas de éticas serão vetado por conter expressões ofensivas e/ou impróprias, denúncias sem provas e/ou de cunho pessoal ou por atingir a imagem de terceiros.

Vidronova vidros e decorações

Vidronova vidros e decorações
Nova Guarita fone: 98467 3121:

XI FESCABG

XI FESCABG
Em Nova Guarita M,T

Agora em Nova Guarita você pode contar com Restaurante e Lanchonete Iza,

Agora em Nova Guarita você pode contar com Restaurante e Lanchonete Iza,
Restaurante e Lanchonete Iza, almoço com self-service, prato feito, prato por peso e todas as noites servindo lanches, pastéis e porções, as sextas feiras, espetinhos, sábado rodízio de caldos, e nos domingos almoço com rodízio de churrasco! Também temos sorveteria ao lado, com barcas de açaí, açaí na tigela e sorvetes em geral. Venha saborear as delicias do mais novo restaurante da Cidade, você não vai se arrepender! Ingredientes selecionados, amor no preparo e ótimo atendimento você só encontra aqui.

salão Studio mulher

salão Studio mulher
Studio mulher salão de beleza sempre cuidando da sua beleza Cortes feminino e masculino, química progressiva definitiva colagem hidratação e cauterização manicure e pé de Curi. E para você gestante ou crianças trabalhamos com a escova orgânica. Venha nos fazer uma visita E também com representação o boticário natura Avon e importados. O salão Studio mulher fica localizado NA Avenida dos migrante cento nº 911 Nova Guarita-MT

Panificadora e Confeitaria Doce Mania

Panificadora e Confeitaria Doce Mania
Quem conhece não discute. A Panificadora e Confeitaria Doce Mania é a melhor para sua clientela. Café da manhã, pães, bolos, doces, pizza pronta de vários sabores, todos os dias. Seja qual for o seu apetite, a padaria e confeitaria Doce Mania sempre tem algo para satisfazê-lo. Avenida dos migrantes centro Nova Guarita. Telefone: 66 3574 1141

TRIBOS BARTENDER

TRIBOS  BARTENDER
Leve um diferencial para sua festa de casamento, aniversário, formatura, debutante, eventos em geral surpreenda seus convidados com coquetéis e drinks diferenciados.

Primeiro e maior portal de notícias de Nova Guarita - MT

Primeiro e maior portal de notícias de Nova Guarita - MT

NOVATORRE CONSTRUÇÕES. Nova Guarita MT

NOVATORRE CONSTRUÇÕES. Nova Guarita MT
Entre em contato conosco e faça o seu orçamento, nosso lema é alicerçar sonhos e construir realidade. Não deixe pra depois, ligue agora mesmo (66)9624-0718 ou 8425-0106, nós temos os melhores produtos e serviços que você precisa para a sua obra

Jaykison S. Oliveira

Jaykison S. Oliveira
Agora você pode contar Jaykison S. Oliveira Contabilidade & informática: Travessa dos Parecis, 85, Setor Norte, Centro, Colider/MT Tel.: (66) 3541-468. Cel..: (66) 9614-9776 “Embora ninguém possa voltar atrás e fazer um novo começo, qualquer um pode começar agora e fazer um novo fim.”Chico Xavier

SILKA ATESANATO DE CONCRETO

SILKA ATESANATO DE CONCRETO
Em Nova Guarita, a empresa SILKA ARTEFATOS de CONCRETO, trabalha na Fabricação de produtos de concreto; na SILKA você encontra Ofertas incríveis de Vaso para flores, Tanque De Lavar Roupa. Cochos de confinamentos para gado, comedouros e bebedouros para animais, postes padrão de energia e redes de rebaixamento, tubos de metro, de 60, 40 cm, palanques, e postinhos de cimento para cerca, calçada sextavada de várias formas e tamanhos, também prestação serviços com munck... Venha para a Silka, garantimos os melhores preços da região nos faça uma visita e traga o seu orçamento; O endereço fica na Rua das Orquídeas em Nova Guarita MT. FONE: 66 8433-8278- 9691-9728.

CONTAL CONTABILIDADE

CONTAL CONTABILIDADE
Escrita Contábil, Fiscal e Trabalhista de empresas. Escrita Fiscal para Produtor Rural. Contratos e Declarações Fiscais. Contabilidade em Geral. Fone (66) 3574 1204/ 8412 3230

Bom negocio vende-se uma Moto Kasinski

Bom negocio vende-se uma Moto  Kasinski
Vende-se uma Moto Kasinski 250 CL GPR Original 13000 mil km. Ano 2011 modelo 2011 ligar para falar com Paulo Dill de morais na oficina JP Avenida dos migrante em frente a paróquia santo Antonio Nova Guarita MT Fone 66 84292984 / 66 96643103/6684358757

Faz Facil

Faz Facil
Avenida dos Migrantes centro Nova Guarita MT
Construtora Santo
Construtora Santo
Century
Century
Mecânica
Mecânica
Copyright © NG - Notícias de Nova Guarita
Nova Guarita - Mato Grosso - Brasil

Qualquer material nao pode ser publicado, transmitido, reescrito ou distribuido sem autorização

Tenha um site!