Notícias Gerais

Deputado Valdir Barraco se reúne com Fávaro para conhecer o novo CAR estadual

Notícias Relacionadas

 
Mudanças no Cadastro Ambiental Rural devem facilitar a vida dos agricultores familiares

O deputado Valdir Barranco (PT) esteve reunido na tarde desta segunda-feira (29) com o vice-governador e secretário de estado de meio ambiente, Carlos Fávaro. Em pauta, o desembargo das cerca de 120 mil famílias de agricultores familiares que estão impedidas de comercializarem seus produtos por falta do Cadastro Ambiental Rural (CAR) de suas propriedades.

De acordo com o deputado, a dificuldade de cadastro dos lotes no sistema operado pelo governo federal é o grande entrave do processo. “O CAR não permite o cadastro lote a lote, mas apenas dos perímetros rurais. Isso impede que o agricultor familiar tenha acesso a documentação de sua propriedade e, consequentemente, a comercialização de seus produtos e a aquisição de créditos. Viemos solicitar ao Estado soluções para o desembargo destas famílias.”

O secretário de políticas agrárias da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Mato Grosso (Fetagri), adão da Silva, também participou da reunião. “Todos sabemos das dificuldades financeiras destas famílias, principalmente dos assentados da reforma agrária. Mesmo assim, algumas delas ainda conseguem produzir um pouco leite, carne e hortifrutigranjeiros. Contudo, sem o CAR, ninguém consegue comercializar formalmente a produção permanecendo em uma situação muito difícil por falta de renda pra tocar a produção e vida.”

Carlos Fávaro garantiu que o governo está resolvendo o problema. Segundo ele, um CAR estadual entrou em operação ontem (29), em caráter experimental. O novo sistema possibilita o cadastro de propriedades lote a lote e não apenas por perímetro, como ocorre com o sistema operado pelo governo federal que deixa de funcionar em Mato Grosso. Segundo o secretário, 120 mil cadastros já foram migrados do sistema federal para o estadual que deve passar a operar em definitivo em cerca de 30 dias.

Entre as funcionalidades do novo sistema está a lista única de pendências, o que deve acelerar o processo. Segundo Fávaro, o CAR nacional é mais burocrático e lento. “Pra se ter uma idéia, nos últimos três anos o sistema nacional recebeu 113.500 pedidos de regularização. Deste total, apenas 2.400 foram analisados e 90 deferidos. Os demais apresentaram divergências em diversas etapas que eram apontadas em várias listas dificultando a retificação. No CAR estadual a lista única facilita a visualização de problemas e a resolução.”

O deputado Barranco avaliou a reunião como positiva. “Desde minha gestão como superintendente do Incra venho cobrando mudanças no sistema de cadastro rural. Esperamos que esse novo CAR funcione e que o cadastro lote a lote facilite de  vez a vida dos agricultores familiares, em especial dos assentados da reforma agrária. Coloco minha experiência à disposição da SEMA para ajudar no que for preciso e vou continuar buscando saídas para o desenvolvimento da agricultura familiar no nosso estado”, concluiu o deputado.


Robson Fraga


Nenhum comentário:

Todos os recados postados neste mural são de inteira responsabilidade do autor, os recados que não estiverem de acordo com as normas de éticas serão vetado por conter expressões ofensivas e/ou impróprias, denúncias sem provas e/ou de cunho pessoal ou por atingir a imagem de terceiros.

Vidronova vidros e decorações

Vidronova vidros e decorações
Nova Guarita fone: 98467 3121:

salão Studio mulher

salão Studio mulher
Studio mulher salão de beleza sempre cuidando da sua beleza Cortes feminino e masculino, química progressiva definitiva colagem hidratação e cauterização manicure e pé de Curi. E para você gestante ou crianças trabalhamos com a escova orgânica. Venha nos fazer uma visita E também com representação o boticário natura Avon e importados. O salão Studio mulher fica localizado NA Avenida dos migrante cento nº 911 Nova Guarita-MT

Primeiro e maior portal de notícias de Nova Guarita - MT

Primeiro e maior portal de notícias de Nova Guarita - MT

NOVATORRE CONSTRUÇÕES. Nova Guarita MT

NOVATORRE CONSTRUÇÕES. Nova Guarita MT
Entre em contato conosco e faça o seu orçamento, nosso lema é alicerçar sonhos e construir realidade. Não deixe pra depois, ligue agora mesmo (66)9624-0718 ou 8425-0106, nós temos os melhores produtos e serviços que você precisa para a sua obra

Jaykison S. Oliveira

Jaykison S. Oliveira
Agora você pode contar Jaykison S. Oliveira Contabilidade & informática: Travessa dos Parecis, 85, Setor Norte, Centro, Colider/MT Tel.: (66) 3541-468. Cel..: (66) 9614-9776 “Embora ninguém possa voltar atrás e fazer um novo começo, qualquer um pode começar agora e fazer um novo fim.”Chico Xavier

SILKA ATESANATO DE CONCRETO

SILKA ATESANATO DE CONCRETO
Em Nova Guarita, a empresa SILKA ARTEFATOS de CONCRETO, trabalha na Fabricação de produtos de concreto; na SILKA você encontra Ofertas incríveis de Vaso para flores, Tanque De Lavar Roupa. Cochos de confinamentos para gado, comedouros e bebedouros para animais, postes padrão de energia e redes de rebaixamento, tubos de metro, de 60, 40 cm, palanques, e postinhos de cimento para cerca, calçada sextavada de várias formas e tamanhos, também prestação serviços com munck... Venha para a Silka, garantimos os melhores preços da região nos faça uma visita e traga o seu orçamento; O endereço fica na Rua das Orquídeas em Nova Guarita MT. FONE: 66 8433-8278- 9691-9728.

CONTAL CONTABILIDADE

CONTAL CONTABILIDADE
Escrita Contábil, Fiscal e Trabalhista de empresas. Escrita Fiscal para Produtor Rural. Contratos e Declarações Fiscais. Contabilidade em Geral. Fone (66) 3574 1204/ 8412 3230
Century
Century
Copyright © NG - Notícias de Nova Guarita
Nova Guarita - Mato Grosso - Brasil

Qualquer material nao pode ser publicado, transmitido, reescrito ou distribuido sem autorização

Tenha um site!