Notícias Gerais

Prefeito de Cuiabá veta auxílio a criança com microcefalia

Notícias Relacionadas

Prefeito de Cuiabá veta auxílio a criança com microcefalia
Foto: Ilustração/Reprodução/Internet

O prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro (PMDB), vetou o projeto de lei que criava o programa municipal de assistência à criança portadora de microcefalia. A proposta é de autoria do vereador Paulo Araújo e foi colocada em votação na sessão da Câmara de Cuiabá na quinta-feira (2).

De acordo com o líder do prefeito na Câmara, vereador Lilo Pinheiro (PMDB), a assistência não estaria incluída na Lei Orçamentária Anual e por isso seria inconstitucional.

“Esse é um projeto de iniciativa constante. É um programa ao qual constantemente tem que ser dado apoio. Então, barra no vício de iniciativa e na inconstitucionalidade. Como não está previsto na Lei Orçamentária, precisamos trabalhar isso junto com o prefeito”, disse.

O veto foi muito criticado pelos vereadores, apesar da maioria dos votos favoráveis. Treze votaram a favor da manutenção do veto e seis contra. O vereador Chico 2000 (PR) foi um dos que votaram “sim” ao veto, mas que destacaram a importância de dar auxílio às crianças.

“Votei pela manutenção do veto, mas acredito que esse assunto precisa, sim, ser tratado pelo Executivo. Precisamos oficializar um ato de apoio a essas famílias, porque senão esse projeto vai para o arquivo e é esquecido”, disse.

Diante da situação, o vereador Dilemário Alencar (PROS) sugeriu que o projeto fosse transformado em uma indicação assinada pelos 25 vereadores para que, junto com o prefeito Emanuel Pinheiro, possam dar uma solução ao caso, dada a importância do assunto.

“Não podemos perder a oportunidade de levar ao Executivo essa ideia de auxilio a essas famílias, principalmente porque a marca do Emanuel Pinheiro nessa gestão é a humanização”, afirmou.

Até o final do ano passado, Cuiabá tinha 47 casos notificados da deficiência.

Aumento de casos – Até o final do ano passado, a capital registrava 47 casos notificados de microcefalia, conforme a Secretaria de Estado de Saúde. A cidade era a terceira com maior número de registros de todo o Estado, perdendo apenas para Cáceres, com 58 casos, e Rondonópolis, com 109 casos.

Hoje, apenas as crianças com microcefalia de famílias de baixa renda têm direito de receber do Governo Federal um auxílio assistencial de um salário mínimo. O dinheiro destinado às pessoas com essa deficiência está previsto no Benefício de Prestação Continuada.


Para ter direito, o responsável deve comprovar a malformação da criança e que a renda mensal da família é de menos de um quarto do salário mínimo por pessoa.

Fonte: GD


Nenhum comentário:

Todos os recados postados neste mural são de inteira responsabilidade do autor, os recados que não estiverem de acordo com as normas de éticas serão vetado por conter expressões ofensivas e/ou impróprias, denúncias sem provas e/ou de cunho pessoal ou por atingir a imagem de terceiros.

NG Noticias

NG Noticias
Primeiro e maior portal de notícias de Nova Guarita - MT

Vidronova vidros e decorações

Vidronova vidros e decorações
Nova Guarita fone: 98467 3121:

salão Studio mulher

salão Studio mulher
Studio mulher salão de beleza sempre cuidando da sua beleza Cortes feminino e masculino, química progressiva definitiva colagem hidratação e cauterização manicure e pé de Curi. E para você gestante ou crianças trabalhamos com a escova orgânica. Venha nos fazer uma visita E também com representação o boticário natura Avon e importados. O salão Studio mulher fica localizado NA Avenida dos migrante cento nº 911 Nova Guarita-MT

Primeiro e maior portal de notícias de Nova Guarita - MT

Primeiro e maior portal de notícias de Nova Guarita - MT

NOVATORRE CONSTRUÇÕES. Nova Guarita MT

NOVATORRE CONSTRUÇÕES. Nova Guarita MT
Entre em contato conosco e faça o seu orçamento, nosso lema é alicerçar sonhos e construir realidade. Não deixe pra depois, ligue agora mesmo (66)9624-0718 ou 8425-0106, nós temos os melhores produtos e serviços que você precisa para a sua obra

Jaykison S. Oliveira

Jaykison S. Oliveira
Agora você pode contar Jaykison S. Oliveira Contabilidade & informática: Travessa dos Parecis, 85, Setor Norte, Centro, Colider/MT Tel.: (66) 3541-468. Cel..: (66) 9614-9776 “Embora ninguém possa voltar atrás e fazer um novo começo, qualquer um pode começar agora e fazer um novo fim.”Chico Xavier

SILKA ATESANATO DE CONCRETO

SILKA ATESANATO DE CONCRETO
Em Nova Guarita, a empresa SILKA ARTEFATOS de CONCRETO, trabalha na Fabricação de produtos de concreto; na SILKA você encontra Ofertas incríveis de Vaso para flores, Tanque De Lavar Roupa. Cochos de confinamentos para gado, comedouros e bebedouros para animais, postes padrão de energia e redes de rebaixamento, tubos de metro, de 60, 40 cm, palanques, e postinhos de cimento para cerca, calçada sextavada de várias formas e tamanhos, também prestação serviços com munck... Venha para a Silka, garantimos os melhores preços da região nos faça uma visita e traga o seu orçamento; O endereço fica na Rua das Orquídeas em Nova Guarita MT. FONE: 66 8433-8278- 9691-9728.

CONTAL CONTABILIDADE

CONTAL CONTABILIDADE
Escrita Contábil, Fiscal e Trabalhista de empresas. Escrita Fiscal para Produtor Rural. Contratos e Declarações Fiscais. Contabilidade em Geral. Fone (66) 3574 1204/ 8412 3230
Century
Century
Copyright © NG - Notícias de Nova Guarita
Nova Guarita - Mato Grosso - Brasil

Qualquer material nao pode ser publicado, transmitido, reescrito ou distribuido sem autorização

Tenha um site!